NEODARWINISMO – Ou teoria sintética da evolução, afirma que a evolução se dá sobre dois pilares: o rearranjo dos genes e as alterações bioquímicas que ocorrem aleatoriamente nos genes.
De acordo com a teoria sintética da evolução, a evolução ocorre por intermédio de alguns fatores principais, tais como mutação, recombinação gênica, deriva genética, migração e seleção natural.
Em síntese, a grande diferença entre a Teoria Sintética da Evolução e o darwinismo "raiz" é bem simples: a inclusão, nos conceitos modernos, dos conhecimentos adquiridos no campo da Genética.
Neodarwinismo, ou teoria sintética da evolução, é o nome dado à teoria que reconhece a seleção natural, a recombinação gênica e a mutação como fatores evolutivos. Sabemos que Darwin não sabia explicar como as variações eram transmitidas aos descendentes.
O Neodarwinismo, também conhecido como Teoria Sintética da Evolução, baseia-se na teoria proposta por Darwin e reconhece como principais fatores evolutivos a mutação, a recombinação genética e a seleção natural. Essa variabilidade é justamente o que permite a ação da seleção natural. ...
Mutações. As mutações podem ser cromossômicas ou gênicas. As mutações cromossômicas podem ser alterações no número ou na forma dos cromossomos. As mutações gênicas originam-se de alterações na sequência de bases nitrogenadas de determinado gene durante a duplicação da molécula de DNA.
A seleção natural é um dos mecanismos básicos da evolução propostos por Darwin e pode ser classificada em três tipos: a seleção direcional, estabilizadora e disruptiva.
4) (Fatec-2002) A teoria sintética ou teoria moderna da evolução considera três fatores evolutivos principais, que são: a) uso e desuso, transmissão das características adquiridas e seleção natural. ... e) mutação gênica, recombinação gênica e seleção natural.
Darwinismo é o nome dado à teoria evolucionista baseada nas ideias de Charles Darwin. ... O darwinismo baseia-se em dois pilares: a ancestralidade comum e a seleção natural. Após os conhecimentos sobre genética serem adicionados às ideias darwinistas, surgiu a teoria que chamamos de neodarwinismo.