O vômito, também denominado de êmese, nada mais é que uma eliminação involuntária do conteúdo gástrico. Ele ocorre por causa de uma forte e incontrolável contração dos músculos abominais que levam ao aumento súbito da pressão intra-abdominal e, consequentemente, à expulsão do conteúdo gástrico.
O vômito é a expulsão violenta e forçada do conteúdo gástrico, acompanhada de contração do diafragma e da musculatura abdominal, com relaxamento do cárdia e contração do piloro. Usualmente, é precedido de náusea e acompanhado de pa- lidez, taquicardia, sialorreia, sudorese e lassidão.
O centro do vômito então, através de outros nervos, se comunica com várias partes do nosso corpo. Ele manda que o estômago e vários músculos da barriga se contraiam com muita força.
O vômito ou êmese é um ato involuntário, que consiste na expulsão peroral forçada do conteúdo gástrico, provocada por contração enérgica dos músculos ab- dominais.
Fisiologia do vômito. O ato do vômito propriamente dito caracteriza-se por inspiração forçada, seguida de um fechamento da glote e aspiração de ar para o esôfago. Esse volume de ar colabora para a distensão do esôfago, iniciada previamente pela saliva acumulada acima da cárdia (abertura superior do estômago).
Náuseas e vômitos são mais comuns e mais graves durante o primeiro trimestre. Embora comumente chamados de enjoo matinal, esses sintomas podem ocorrer em qualquer momento do dia. Os sintomas variam de leves a graves. A hiperêmese gravídica é uma forma grave e persistente de vômitos relacionados com a gravidez.
O processo de vômito Estes incluem: Estimulação do CTZ que conduz à activação do sistema nervoso do motor, o parasympathetic e o simpático. Estimulação do sistema nervoso parasympathetic que conduz à salivação aumentada.
Mantenha a boca limpa. Escove os dentes e lave a boca toda vez que vomitar. Comer bem é importante durante e após o tratamento. Se você apresenta efeitos colaterais dos medicamentos antieméticos ou eles não estão controlando os sintomas, converse imediatamente com seu médico.
É o vômito que ocorre subitamente, sem enjoos e às vezes de maneira violenta. Está associado ao aumento da pressão dentro do crânio, a quadros de obstrução intestinal ou a intoxicações, por isso, essa condição é uma situação de urgência e deve ser encaminhada a um serviço de emergência.
Quando o vómito é perigoso Quando o vómito é acompanhado de muita dor ou inchaço abdominal e embora a criança possa não conseguir descrever onde exactamente o incomoda, deve conseguir perceber que algo não está certo. Dores fortes podem indicar um bloqueio intestinal e nesse caso deve consultar o pediatra com urgência.