A sociologia compreensiva baseia-se na ideia de considerar a motivação dos indivíduos e grupos diante das ações sociais que praticam, levando em conta a sociedade em que vivem. A realidade social portanto, é o resultados das formas de relação entre os sujeitos.
se trata de uma ideia proposta por Max Weber. De acordo com método compreensivo, a ciência social não pode ser estudada reduzindo-a a leis, mas deve ser analisada sob a ótica de vários fenômenos, principalmente o sentido que a ação do indivíduo possui para este.
A sociologia marxista pode ser definida como "uma forma de teoria do conflito associada com (...) o objetivo do marxismo de desenvolver uma ciência positiva (empírica) da sociedade capitalista como parte da mobilização de uma classe trabalhadora revolucionária".
Ação social afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc... 4. Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados.
A concepção específica de método e de objeto na sociologia weberiana permite a explicação de ações sociais individuais sob condições determinadas, e busca, ao mesmo tempo, explicitar as significações das instituições sociais, nas quais os indivíduos agem, como resultantes também da ação humana.
Segundo FACHIN (2001) o método comparativo se consiste em investigar coisas ou fatos e explicá-los segundo suas semelhanças e suas diferenças. Permite a análise de dados concretos e a dedução de semelhanças e divergências de elementos constantes, abstratos e gerais, propiciando investigações de caráter indireto.