Essa capacidade térmica da água se deve à propriedade do calor específico. Calor específico: é a quantidade de calor necessária para alterar em 1°C a temperatura. A águapossui um elevado calor específico, ou seja, é necessário fornecer ou retirar uma grande quantidade de calor para alterar a sua temperatura.
O alto calor específico da água permite que grandes massas de água absorvam calor significativo durante o verão sem um rápido aumento na temperatura da água. ... A água é necessária para muitas reações químicas necessárias à vida. É um componente-chave, por exemplo, no metabolismo.
Portanto, uma substância ter um calor específico mais alto significa que ela precisará de mais energia para que ocorra variação de sua temperatura. De maneira parecida, uma substância com calor específico baixo necessitará de menos energia para variar a sua temperatura.
A água como regulador térmico A água tem a capacidade de absorver e conservar calor. ... Quando o Sol está iluminando o outro lado do planeta, essa água já começa a devolver o calor absorvido ao ambiente. Ela funciona, assim, como reguladora térmica.
Equilíbrio térmico é a situação na qual dois ou mais corpos passam a apresentar a mesma temperatura após a transferência de calor. Quando os corpos da figura estiverem na mesma temperatura, eles estarão em equilíbrio térmico.
Permite que a água guarde grande porção de energia térmica antes de evaporar, caso o calor latente fosse menor, a água evaporaria muito mais rápido e acabaria com rapidez.
A água possui elevados valores de calor específico, calor latente de vaporização e calor latente de ebulição, e isso faz com que ela não tenha variações bruscas em sua temperatura, possibilitando a vida de muitos organismos, que só conseguem sobreviver em uma faixa estreita de variação de temperatura.
Calor específico é um dos conceitos da calorimetria que estuda as trocas de energia e os fenômenos relacionados a transferência de calor entre os corpos. Sendo assim, o calor específico é a quantidade de energia necessária para aumentar (ou diminuir) uma unidade de massa de uma substância em um grau.
O calor específico (c), também chamado de capacidade térmica mássica, é uma grandeza física que está relacionada com a quantidade de calor recebida por um corpo e a sua variação térmica. Sendo assim, ele determina a quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de 1 °C de 1g do elemento.