A teoria da identidade social, desenvolvida por Henri Tajfel (1972; 1981) a partir de pesquisas com percepção visual, entende a identidade psicossocial como a percepção de pertença a um grupo e de não pertença a outro. ... A pertença a um grupo pode resultar da escolha da pessoa mas também de imposição externa ou do acaso.
O que é a identidade de uma pessoa?
Identidade é o conjunto de atributos que caracterizam alguma pessoa ou coisa, ou seja, é a soma de caracteres que individualizam uma pessoa, distinguindo-a das demais.
Qual é a identidade da psicologia?
Pode-se designar, num sentido lato, a identidade pelo desenvolvimento do sentido daquilo que se é, ou seja, do carácter do que é único. Este termo remete para a identidade individual e pessoal de cada indivíduo.
O que é a identidade do sujeito?
Segundo Hall (2006), a identidade é objeto da interação entre o indivíduo e a sociedade e que o sujeito tem sua essência interior, no entanto é a partir da relação com diversos mundos culturais que sua identidade se estabelece.
Como ocorre o desenvolvimento psicossocial?
Sucessão: o desenvolvimento psicossocial ocorre como uma sucessão de fases, em que o indivíduo busca relacionar experiências. Socialização: pode ser dividida em oito fases distintas, formuladas a partir de seu trabalho psicoterapêutico com crianças e adolescentes de todas as camadas sociais.
Qual estágio a pessoa Sente-se como uma pessoa trabalhadora capaz de produzir?
O quarto estágio – indústria (produtividade) / inferioridade (6 anos- 12 anos) A criança começa a se sentir como uma pessoa trabalhadora, capaz de produzir. ... O sentimento de inferioridade pode levar se sentir incapaz. Este é o momento de relações interpessoais importantes.
Como se forma a identidade de uma pessoa?
A formação da identidade recebe a influência de fatores intrapessoais "as capacidades inatas do indivíduo e as características adquiridas da personalidade", de fatores interpessoais "identificações com outras pessoas" e de fatores culturais "valores sociais que uma pessoa está exposta tanto global quanto comunitários".
Quais são os tipos de identidade que formam um ser humano?
Ver também
Identidade (filosofia)
Identidade visual.
Identidade corporativa.
Identidade nacional.
Identidade de gênero.
Identidade social.
Identidade cultural.
Identidade linguística.
Quais fatores geralmente compõem a identidade do profissional da Psicologia?
A construção da identidade profissional do psicólogo, segundo a literatura focalizada, é um conjunto integrado de fatores pessoais e de formação profissional que passa pela questão da escolha da Psicologia como profissão e o significado de ser psicólogo, a formação acadêmica e a vivência como profissional.
Quais os sintomas de crise de identidade?
Reconhecendo uma crise existencial
estafa mental.
ansiedade.
necessidade de isolamento.
desânimo constante.
pessimismo e insatisfação.
alterações no apetite.
sono desregulado.
sentimento de incapacidade.
Qual a formação psicossocial do indivíduo?
A formação psicossocial do indivíduo, como o próprio nome sugere, está baseada nas relações que este mantêm com a sociedade para o desenvolvimento da sua psique. A psicologia social se limita a estudar a psique do indivíduo quando este se apresenta como parte de um grupo.
Qual a divisão entre identidade e identidade social?
A Psicologia Social estabeleceu uma divisão entre: - identidade pessoal: dirige-se a características individuais; - identidade social: compreende a condição do sujeito se perceber membro de um grupo, de modo a também incluir na sua configuração, a valorização e significância emocional desta pertença.
Como ocorre o desenvolvimento psicossocial?
A teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson prediz que o crescimento psicológico ocorre através de estágios e fases, não ocorre ao acaso e depende da interacção da pessoa com o meio que a rodeia. Cada estágio é atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma vertente negativa.
Que fatores influenciam a identidade social?
Existem vários fatores que influenciam a identidade social, porque afetam as suas interações em um sistema social, como por exemplo: a idade, gênero, classe social, nacionalidade, etc. É importante referir que a identidade social não está relacionada apenas com indivíduos, mas também com grupos.