O tema é a ideia principal do texto. É com base nessa ideia principal que o texto será desenvolvido.
Leia a passagem inteira. Se a primeira e a última sentenças não identificam a ideia principal, use um marca-textos enquanto relê o parágrafo. Marque as palavras ou ideias que se repetem. Marque frases que comecem com expressões marcantes, como "O aspecto mais importante é..." ou "É mais interessante que...".
O começo do paragrafo mostrara de forma clara e rápida qual sera a ideia defendida naquela paragrafo, isso é a ideia principal, a justificativa ou argumentos para defender essa ideia que é denominada de ideia secundaria. Por Exemplo: O céu é azul(ideia principal).
UM TUTORIAL PARA ENCONTRAR A IDEIA CENTRAL DE UM TEXTO (ICT) BÍBLICO PARA A PREGAÇÃO:
Defina o objetivo do seu texto. ... Nesse sentido, uma composição pode ser produzida com cinco objetivos: a) relatar; b) narrar; c) argumentar; d) expor; e) descrever, instruir ou prescrever ações.
Sobre o texto " A Paranóia do Corpo", da autora Leticia Castro, a ideia central é a preocupação dos jovens com o físico. A autora Leticia Castro em seu texto, narra como os jovens tem criado neuras/preocupações desnecessárias com o corpo que tem.
O parágrafo é um elemento textual com unidade de sentido que serve para dividir e organizar o texto. Para identificá-lo, basta procurar os trechos que iniciam com recuo na margem esquerda e encerram com ponto final. Eles podem se dividir em parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão.
A idéia central do parágrafo é enunciada através do período denominado tópico frasal (também chamado de frase-síntese ou período tópico). ... A idéia central ou tópico frasal geralmente vem no começo do parágrafo, seguida de outros períodos que explicam ou detalham a idéia central.
Existe um ponto importante para diferenciar qual é a ideia principal de um texto daquela que é secundária. A ideia principal é aquela que mesmo com a diminuição do parágrafo continua tendo o mesmo valor e significado por si só. Em compensação, não ocorre o mesmo com o resto das ideias.
Para que um texto tenha qualidade, é preciso respeitar alguns componentes linguísticos que são: concisão –falar de forma objetiva, desprezando-se o supérfluo; correção –a linguagem sempre deve estar de acordo com as normas gramaticais, em qualquer modalidade textual; clareza –confere ao leitor coerência, tornando o ...