A GLOBALIZAÇÃO CULTURAL A troca de cultura entre diferentes países, independentemente da fronteira física entre eles também foi intensificada e acelerada pela Terceira Revolução Industrial. Podemos definir cultura como o conjunto de conhecimentos, crenças, lei, moral, arte e costumes de uma sociedade.
Com a Globalização, ampliaram-se as facilidades de comunicação e, consequentemente, a transmissão dos valores culturais. Assim, observa-se que as diferentes culturas e os diferentes costumes podem se interagir sem a necessidade de uma integração territorial.
A cultura global do consumo foi entendida por meio da análise da cultura do consumidor e da globalização – especialmente pelos fluxos globais, que por sua vez estimulam uma cultura global calcada no consumo de símbolos globalmente distribuídos.
A homogeneização cultural é um processo em que uma cultura dominante invade e capta a cultura local, retornando para a sociedade homogênea. Explicação: ... A homogeneização também é entendida como um processo que envolve a troca de elementos e a mistura de diferentes culturas para se propagar em uma.
A globalização é um termo que foi elaborado na década de 1980 para descrever o processo de intensificação da integração econômica e política internacional, marcado pelo avanço nos sistemas de transporte e de comunicação.
Globalização econômica ou económica é a crescente integração e interdependência das economias nacionais, regionais e locais em todo o mundo através de uma intensificação do movimento transfronteiriço de bens, serviços, pessoas, tecnologias e capital.
Os blocos econômicos surgiram em um contexto amplo de difusão da globalização, a qual faz com que as economias do mundo todo se conectem, transformando o planeta em uma grande rede de trocas comerciais, culturais, políticas, sociais e várias outras possíveis.
Resposta: A globalização acabou "encolhendo" o mundo e difundindo as culturas (povos, etc.), ao mesmo tempo intensificando a fragmentação da sociedade e então os preconceitos. Desta forma, a globalização tem resultado na intensificação dos conflitos e das violências étnicas e religiosas.
Cultura de consumo é visto como um arranjo social em que as relações entre a cultura, recursos sociais, modos de vida e os recursos materiais e simbólicos de uma sociedade são mediados pelos mercados e os consumidores são parte de um sistema que interliga produtos e imagens, dos quais eles usam para construir ...
No consumo, o ato de compra está ligado à necessidade, à sobrevivência, coisas indispensáveis à vida e ao bem-estar, como por exemplo: água, comida, energia. ... Já o consumismo rompe essa relação de necessidade, o indivíduo está adquirindo algo que não precisa.