Estrelas brilhantes. A tabela abaixo lista as 10 estrelas mais brilhantes do céu. ... A designação faz referência ao nome da constelação e a hierarquia da estrela nesta constelação, sendo alfa a estrela mais brilhante, beta a segunda mais brilhante, e assim por diante.
O que é o Alpha Centauri? É o sistema estelar mais próximo do nosso, composto por três estrelas diferentes. Existem Alpha Centauri A e B, que são estrelas semelhantes ao Sol que formam uma órbita binária estreita em torno uma da outra a cerca de 4,37 anos-luz de distância.
4,367 anos-luz Alpha Centauri/Distância da Terra
Magalhães ou Acrux (Alpha crucis): também chamada de Estrela de Magalhães, compõe o eixo do Cruzeiro e aponta para o sul.
Ascensão Reta 14h 39m 37s | Declinação -60° 50′ 2″ Alpha Centauri/coordenadas
Proxima Centauri Explosão recorde é registrada em Proxima Centauri, estrela perto da Terra. A estrela que fica mais perto do sistema solar, Proxima Centauri, emitiu sua mais violenta explosão já registrada, cerca de cem vezes mais poderosa do que qualquer outra observada em nosso Sol.
Alpha Centauri está a apenas 4,5° de Beta Centauri, a segunda estrela mais brilhante da constelação e uma das mais brilhantes do céu. Uma linha reta passando por elas aponta diretamente para a constelação de Crux (Cruzeiro do Sul), localizada poucos graus a oeste das duas estrelas.
Ou seja, a estrela mais brilhante é denominada alfa, a segunda mais brilhante recebe o nome de beta e, assim, por diante. A constelação Cruzeiro do Sul, neste caso, é formada por cinco estrelas conhecidas, principalmente, pela intensidade do brilho. São elas: Estrela de Magalhães, Mimosa, Pálida, Rubídea e Intrometida.
Alfa, Beta, Gama e Delta do Cruzeiro, as quatro principais estrelas dessa constelação, são de primeira magnitude. A elas se junta, Epsilon do Cruzeiro, de terceira magnitude, mais conhecida como Intrusa ou Intrometida.
Proxima Centauri A Proxima Centauri está a 4 anos-luz ou 40 trilhões de quilômetros de distância do Sol. Ela é uma pequena estrela anã vermelha esmaecida com apenas um oitavo da massa da estrela central do nosso sistema solar. Pelo menos dois planetas giram em torno dela, sendo que um deles pode ser semelhante à Terra.