Quando colocamos duas substâncias em contato, suas partículas começam a colidir umas com as outras. Nem todas as colisões são eficazes, isto é, nem todas dão origem a novos produtos. No entanto, as colisões que rompem as ligações formadas e formam novas ligações, são denominadas colisões eficazes ou efetivas.
Nas colisões não efetivas, não ocorre a quebra das ligações dos reagentes, pois não há interação entre os átomos. Nesses casos não ocorre a reação química, pois as moléculas apresentam uma orientação desfavorável. ... Podemos dizer que quanto mais colisões efetivas ocorrem, maior será a velocidade da reação.
Essa teoria diz que para que a reação química ocorra, as partículas (moléculas, átomos, íons etc.) dos reagentes devem colidir entre si. Mas essa colisão deve ser efetiva, ou seja, deve ser feita em uma orientação adequada e com energia suficiente.
A figura que poderia representar um choque efetivo é aquela em que o choque entre os reagentes se dá com energia suficiente numa orientação favorável, conduzindo à formação de produtos. Portanto, somente a figura B.
Podemos afirmar que as colisões efetivas possuem como principais características as seguintes alto valor de energia cinética, a orientação das moléculas é fator determinante e maiores temperaturas aumentam as colisões.
De uma forma bem objetiva, podemos definir a energia de ativação (Eat) como a energia necessária para a ocorrência de uma reação. Por exemplo, para que a chama do fogão seja formada, é necessário fornecer uma faísca elétrica para permitir a ocorrência da reação entre o gás oxigênio e o gás de cozinha.
A Teoria da Colisão especifica como devem ocorrer os choques entre as moléculas dos reagentes para que a reação se processe com maior velocidade. ... Os choques entre as moléculas devem ocorrer com uma energia mínima para que o complexo ativado seja formado, a chamada energia de ativação.
Complexo ativado é o estado intermediário (estado de transição) formado entre reagentes e produtos, em cuja estrutura existem ligações enfraquecidas (presentes nos reagentes) e formação de novas ligações (presentes nos produtos). ... Em uma reação, o complexo ativado possui mais energia que os reagentes ou os produtos.
A partir do entendimento dessa teoria, responda: a) Quais são os dois requisitos para que os choques entre as partículas resultem em reações? ... II) Orientação das partículas: a orientação das partículas deve ser tal que os choques ocorram entre os átomos que estão formando ligações que devem ser quebradas.
Colisão não favorável (choque não eficaz) Nesse tipo de colisão, nem todos os átomo da molécula chocam-se com todos os átomos da outra molécula.