A Arte Pré- Cabralina é a arte que tínhamos antes da chegada de Pedro Alvares Cabral ao Brasil, a arte dos índios antes da colonização. O período pré-cabraliano: a fase Marajoara e a cultura Santarém.
De autoria anônima, a arte pré-colombiana compreende diversas tipologias, como a arquitetura, a escultura (incluindo relevo e estatuária), a pintura, a joalharia e ourivesaria, a cerâmica e objetos de uso doméstico e ornamentos. Os materiais mais frequentes são a pedra, o tecido, o barro e o metal.
Os espanhóis chegam à América, em 1492, liderados pelo italiano Cristóvão Colombo e encontram civilizações bem organizadas. O nome "pré- colombiana" refere-se à arte produzida pelos povos da América antes da chegada de Cristóvão Colombo. Obra ou monumento feito de um só bloco de pedra.
A arte maia é considerada da Era Clássica, além de ser apontada como uma das mais sofisticadas do chamado Novo Mundo Antigo. Ela era composta por elementos como a demarcação e pintura sobre papel e gesso, esculturas em madeira e pedra, os modelos de estuque e as estatuetas em terracota.
Arte é a expressão de um ideal estético (ou seja, de um ideal de beleza) através de uma atividade criadora. ... Existem muitas definições de arte e seu significado varia de acordo com a época e a cultura. Atualmente, a palavra arte é usada para designar a atividade artística ou o produto da atividade artística.
- Na arquitetura, os astecas se destacaram, principalmente, na construção de pirâmides e templos. Também foram muito eficientes no planejamento urbano. - A escultura caracterizou-se pelos vasos de cerâmica, decorados com pinturas, e estatuetas de divindades (principalmente de ouro e prata).
Norte do Peru, cerca de 200-800 d.C. Para os povos pré-colombianos estas obras de arte alcançaram significativa importância na sociedade não apenas pelo alto valor dos materiais empregados, mas principalmente como forma de expressão de status social, poder político e crença religiosa.
Mas de todos estes, os mais conhecidos são os Maias, os Astecas e os Incas: 1)Os Maias: habitaram a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (região sul do atual México) entre os séculos IV a.C e IX a.C.
A palavra sambaqui tem raiz etimológica no tupi-guarani, significando depósito de conchas. Os povos que habitavam as regiões litorâneas e formaram os sambaquis com suas ações são conhecidos como povos do sambaqui.