Resposta: Para que se tenha ordem e progresso no Brasil é necessário que se tenha uma reorganização da sociedade na qual o respeito as desigualdades sociais, raciais e sexuais sejam constantes e que os políticos e a sociedade sejam honestos sempre evitando corrupções.
Essa é a origem do "ordem e progresso". A ordem seria a ideia positivista de manter tudo aquilo que é bom, que funciona, que é correto. E o progresso seria uma defesa do desenvolvimento da sociedade brasileira, possível por meio da ordem.
O lema político "Ordem e Progresso" origina-se da corrente filosófica positivista, criada por Auguste Comte e John Stuart Mill no século XIX. A doutrina positivista preconiza realização dos ideais republicanos: a busca e a manutenção de condições sociais básicas (respeito aos seres humanos, salários dignos etc.)
No Brasil, as ideias de Comte serviram para reformar um 'absolutismo ilustrado' que já existia aqui antes — a ideia de que é possível modificar a sociedade do alto, sem grandes transtornos e de maneira controlada. ... A organização política no Brasil também é um traço positivista que permanece hoje, segundo Carvalho.
A bandeira do Brasil pode ser usada em todas as manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros, de caráter oficial ou particular. Nas solenidades oficiais, há várias formalidades a serem seguidas.
"O progresso é o desenvolvimento da ordem". ... Nesse sentido, então, o progresso surge como eixo central do positivismo. A ordem, também lema estruturante, se explica na medida em que a corrente positivista mostra-se avessa a qualquer tipo de violência para alcançar a transformação social.