Comte fundou o positivismo, uma corrente filosófica que estabelecia que o que não é provado pela própria experiência não pode ser considerado como válido. Esta corrente questionava toda afirmação científica que carecia de evidências sólidas, refutando as teorias cujo alcance estivesse além do concreto e do provável.
Auguste Comte Curso de Filosofia Positiva/Autores
O positivismo é uma corrente filosófica do século XIX que aposta na ordem e na ciência para a obtenção de progresso social. ... O pensamento positivista postula a existência de uma marcha contínua e progressiva e que a humanidade tende a progredir constantemente.
Pai do positivismo, ele acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios das ciências exatas e biológicas. ... Para Comte, a análise científica aplicada à sociedade é o cerne da sociologia, cujo objetivo seria o planejamento da organização social e política.
Desenvolvida pelo pensador Auguste Comte, defendia que o conhecimento científico era a única forma de conhecimento válido. Com isso, as superstições, religiões e demais ensinos teológicos não são levados em consideração, pois não contribuem para o desenvolvimento da humanidade.
Comte estava preocupado em organizar a realidade e não a modificar. Esse autor defendia que os estudos sociais deveriam ser feitos com verdadeiro espírito científico e objetividade. A sociologia deveria, tal como as demais ciências, dedicar-se à busca dos acontecimentos constantes e repetitivos da natureza.
Tales de Mileto Tales de Mileto, pai da Filosofia.
O Positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no início do século XIX. Ela defende a ideia de que o conhecimento científico seria a única forma de conhecimento verdadeiro. A partir desse saber, pode-se explicar coisas práticas como das leis da física, das relações sociais e da ética.
Positivismo é uma corrente de pensamento filosófico, sociológico e político que surgiu em meados do século XIX na França. A principal ideia do positivismo era a de que o conhecimento científico devia ser reconhecido como o único conhecimento verdadeiro.
1 Filos Teoria filosófica positivista defensora da superioridade científica sobre todas as formas de compreensão humana da realidade; cientismo. 2 Filos Atitude segundo a qual o método científico deve ser aplicado às ciências naturais e se estender a todos os domínios da cultura e do saber; cientismo.