A crise de rinite alérgica é causada pelo contato com agentes alérgenos como ácaros, fungos, pelos de animais e cheiros fortes, por exemplo. O contato com estes agentes, gera um processo inflamatório na mucosa do nariz, causando os sintomas clássicos da rinite alérgica.
Os sinais mais frequentes da rinite são nariz entupido (obstrução nasal), secreção, espirros repetidos e coceira nasal.
A rinite alérgica é hereditária, ou seja, uma pessoa possui 50% de chance de desenvolvê-la se um dos pais for alérgico e 80% de chance caso ambos possuam a mesma alergia. Além disso, a rinite não é contagiosa.
5 formas naturais de combater a rinite alérgica
A rinite alérgica costuma provocar irritação nos olhos, nariz e garganta, coceira no nariz, espirros, coriza, lacrimejamento nos olhos, congestão nasal, tosse e olhos inchados. Devido às crises, o paciente também pode notar fadiga, irritabilidade, olheiras e dor de cabeça.
Diagnóstico da Rinite Alérgica A coceira é mais comum no nariz, mas pode atingir o céu da boca, olhos, garganta e ouvido. A coriza pode sair pela frente ou por trás do nariz, causando pigarro. Em algumas ocasiões o catarro pode ir para o ouvido, ocasionando estalos e sensação de ouvido cheio.