Adenoma significa que é um tumor benigno de glândulas e pleomórfico se refere sua marcada diversidade ao microscópio entre tumores, bem como em diferentes áreas de um mesmo tumor....Adenoma pleomórficoCID-9210.2CID-ICD-O:8940/0OMIM181030eMedicineradio/531
Introdução: o adenoma pleomórfico é o tumor benigno de origem glandular mais freqüente na cavidade oral. Representa cerca de 70 a 90% dos tumores das glândulas salivares maiores, mais raramente na glândula submandibular.
O adenoma pleomórfico é a neoplasia mais comum que atinge as glândulas salivares.
Sinais e Sintomas do Câncer de Glândulas Salivares
O tratamento mais utilizado para o adenoma pleomórfico consiste na excisão cirúrgica com margem de segurança, uma vez que a recidiva pode ocorrer devido à permanência de resíduos da cápsula ou mesmo da própria lesão 4,6,8.
O tratamento para o adenoma pleomórfico de glândulas salivares menores consiste na enucleação conservadora. Essa modalidade de tratamento apresenta excelente prognóstico quando realizada a remoção cirúrgica adequada, com baixas taxas de recidiva e rara transformação maligna3,8.
O carcinoma mucoepidermoide é o tipo mais comum de câncer da glândula salivar e a maioria se inicia nas parótidas.
Adenoma Pleomórfico Tumor benigno que corresponde a 2/3 de todas as neoplasias de parótida e o mais freqüente em todas as outras glândulas salivares.
A sialoadenite é a inflamação das glândulas salivares que geralmente acontece por uma infecção por vírus ou bactérias, obstrução por má-formação ou presença de cálculos salivares, o que resulta em sintomas como dor na boca, vermelhidão e inchaço, especialmente na região por baixo da língua.
O câncer de glândula salivar é um câncer raro que começa no tecido de uma dessas glândulas. Nos Estados Unidos, o câncer de glândula salivar é responsável por menos de 1% de todos os cânceres. Afeta uma em cada 100.000 pessoas.