Uma das implicações educacionais orientadas a partir da Declaração de Salamanca refere-se à inclusão na educação. Segundo o documento, "o princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças deveriam aprender juntas, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter.
A Declaração de Salamanca, quanto ao que se refere aos princípios, políticas e práticas na área das necessidades educacionais especiais, acredita e proclama que: 1. toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (1994) E, por isso, ela é outro marco internacional no contexto da garantia dos direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais e deficiência. Essa Declaração unifica os princípios, a política e as práticas da integração das pessoas com necessidades educativas especiais.
A Declaração, formulada em junho de 1994, expressa o apoio pelas políticas de inclusão para estudantes com necessidades especiais em escolas comuns, e a não segregação deles em espaços de educação. É considerado um dos mais importantes documentos para o avanço das políticas sociais.
SalamancaMunicípioGentílicosalamanquense, salamanquino, salmanticense, salmantino (em português) salmantino, -a (em castelhano)LocalizaçãoSalamanca Localização de Salamanca na Espanha