A dor visceral é causada por anormalidades de órgãos como o estômago, rim, bexiga, vesícula biliar, intestinos ou outros e inclui distensão, isquemia, inflamação e tração do mesentério. É responsável por incapacidade física e psíquica, absenteísmo do trabalho e má qualidade de vida.
Dor visceral referida - É transmitida pela via visceral propriamente dita , que leva à percepção da sensação dolorosa em regiões distantes do órgão de origem da dor no ponto do segmento medular onde ela se insere no corno posterior da medula.
Sinais vitais: Conjunto de variáveis fisiológicas que são pressão arterial, freqüência cardíaca, freqüência respiratória e temperatura corporal.
O tratamento da dor visceral vai depender da doença e sua evolução, baseado inicialmente no uso de analgésicos e opioides.
A informação nociceptiva visceral viaja por ambas as vias, espinotalâmicas tradicionais (o quadrante contralateral ventrolateral), e vias ipsilaterais dorsais e vias dorsais espinais.
Dor irradiada: se manifesta ao longo de um trajeto nervoso de onde está ocorrendo o estímulo. Dor referida: se manifesta distante do local onde está ocorrendo o estímulo, dentro de uma região correspondente ao mesmmo metâmero.
Dor Referida é quando a dor que você sente em uma parte do corpo é, na verdade, causada por uma lesão em outra parte do corpo.
São movimentos que não se relacionam diretamente com as vísceras ocas, mas de movimentos inerentes de todas as vísceras. De forma geral são descritas 3 técnicas de correção das disfunções viscerais: Técnica Direta: são técnicas de alavancas curtas, indicada para tratar disfunções da mobilidade visceral.