As partes usadas do manjericão são suas folhas e caules, para tempero de omeletes, ensopados de carnes, peixes, frangos, saladas, sopas, recheios, como ingrediente principal em molho típico italiano, bem como em doces e licores.
Muito consumido no Brasil, o manjericão alfavaca talvez seja o tipo mais comum e mais usado na culinária nacional. As suas folhas têm um formato oval e um sabor de média intensidade - ou seja, é ótimo para preparar molhos (pesto, a bolonhesa, ao sugo e por aí vai), além de temperar massas e outros pratos.
Transfira o molho para um pote de vidro esterilizado com fechamento hermético. Mantenha na geladeira por até 15 dias ou no congelador por até 1 mês.
Alfavaca ou manjericão doce É conhecida também como manjericão doce por ter menos amargor que o basílico italiano. Tem folhas médias, pontiagudas e serrilhadas, seu sabor é marcante com notas do cravo-da-índia e toque cítrico.
Chá de manjericão regula a pressão alta? Ana Paula esclarece que o chá auxilia no controle da pressão devido à sua propriedade diurética, diminuindo a retenção de líquidos e o excesso de sódio.
Casos de insônia também podem ser tratados com a planta; para isso, deixe algumas folhas dentro do travesseiro para sentir o aroma refrescante quando for deitar. Outros fatores como raiva, agressividade, problemas de saúde, dores de garganta e excesso de timidez são aliviados com o consumo do chá de manjericão.
Você sabe a diferença entre manjerona e manjericão? A manjerona, também conhecida como amáraco é uma plantinha miúda e bem perfumada. ... O manjericão também é muito aromático, sendo a segunda em aroma e sabor mais apurados.
Entre elas o Manjericão Roxo, o Manjericão de Folha Larga e o Manjericão Italiano, mas também tem Manjericões de uso paisagístico e decorativo além do uso culinário.
Pasteurização caseira A pasteurização é uma técnica tradicional de armazenamento que permite conservar seus molhos fora da geladeira! Isso mesmo. Você pode guardar os frascos na despensa sem medo de estragar. Depois de lavar bem os frascos de vidro, forre uma panela com um pano limpo e coloque os vidros cheios de água.
Para descongelar: coloque o(s) cubo(s) de pesto congelado numa tigela e leve para rodar por 1 minuto no micro-ondas, em potência baixa, mexendo com uma espátula na metade do tempo.