O mercúrio é utilizado como catalisador em reações químicas e também na fabricação de espelhos, em instrumentos de medidas (como barômetros e termômetros), em lâmpadas fluorescentes, em baterias de telefones celulares e notebooks, na indústria de explosivos, na medicina (como anti-séptico) e, principalmente, na ...
Não há um procedimento oficial para o descarte correto do termômetro com mercúrio, mas de acordo com o Disque-Intoxicação, da Anvisa, é possível depositar o termômetro em sua embalagem plástica nos locais para descarte de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes.
Para limpar o chão, utilize pano úmido e água sanitária, lembrando-se de descartar o pano, a luva e o saco plástico após a limpeza. Não utilize, em hipótese alguma, aspirador de pó ou vassoura para recolher o mercúrio ou os pedaços do termômetro.
Podem incluir fraqueza muscular, falta de coordenação, dormência nas mãos e pés, erupções da pele, ansiedade, problemas de memória, problemas na fala, problemas de audição, ou dificuldade para enxergar. O alto nível de exposição ao metilmercúrio é conhecida como doença de Minamata.
Objetos que contém mercúrio
Atualmente, a China e o Quirguistão são as principais fontes desse elemento. O mercúrio é encontrado em um minério vermelho chamado cinábrio.
Em caso de quebra de um termômetro, isole o local, feche janelas e portas. Use luvas de borracha e recolha o mercúrio com um material impermeável, como um saco de lixo ou papelão e coloque-o em um recipiente com água. A área, então, deve ser descontaminada. Misture água sanitária e água e ventile o local.
Deve-se tomar cuidado ao manipular o mercúrio, de modo que não entre em contato com artigos feitos de metais preciosos, como anéis ou outras jóias. Alguns cuidados devem ser tomados no consultório odontológico: A) Evitar derrame de mercúrio no piso e nos móveis do consultório; B)
Consumir chlorella, uma alga que elimina o mercúrio através do intestino; Aumentar o consumo de selênio, zinco e magnésio, pois ajudam a fortalecer o organismo contra o mercúrio.
E que o mercúrio pode levar entre 2 e 12 meses para ser completamente eliminado do corpo, após a exclusão de peixes da dieta da mãe (Dórea et al., 2011).