Na maior parte dos casos o tratamento conservador é suficiente, contudo, alguns casos falham nesse quisito e necessitam de cirurgia para melhora do quadro. Diversas técnicas já foram utilizadas no tratamento dessa patologia, entre elas, a artrotomia e a técnica artroscópica.
A síndrome do impacto (pinçamento) posterior do tornozelo, também denominada síndrome os trigonum e síndrome compressiva tibiotalar posterior, é um distúrbio clínico caracterizado por dor aguda ou crônica na região posterior do tornozelo, desencadeada pela flexão plantar forçada, que promove microtrauma crônico ...
Duas alterações ósseas que podem estar presentes e favorecerem o impacto são o processo de Stieda, que é uma proeminência óssea na região posterior do tálus, e o "os trigonum" que é um "pequeno pedaço de osso", que na verdade deveria estar formando o processo de Stieda.
Representa uma síndrome com muitas causas que provocam dor no tornozelo secundária à interposição de osso ou de tecidos moles. Descrito primeiramente por Morris em jogadores de futebol que apresentavam dor localizada na região anterior (frente) do tornozelo.
Em anatomia, chama-se astrágalo ou tálus ao osso do pé dos mamíferos (nas extremidades inferiores dos bípedes ou nas patas traseiras dos tetrápodes) que articula com os ossos da perna (tíbia e fíbula), formando o tornozelo.
A almofada adiposa de Kager (também conhecida como almofada de gordura pré-calcânea ou almofada adiposa de pré-cachila) refere-se à gordura dentro do triângulo Kager, que normalmente aparece transparente (densidade de gordura) nas radiografias e tem margens relativamente bem definidas.
O tratamento clínico envolve a toma de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Em alguns casos a cirurgia para se retirar uma parte do osso do calcanhar pode solucionar o problema. Mas na maioria dos casos a fisioterapia é aconselhada e pode em poucas sessões solucionar a dor.
O osteófito é uma reação local a algum tipo de lesão - associada a uma alteração mecânica da bacia. Pode significar uma artrose incipiente ou ainda uma lesão por impacto femoroacetabular (modernamente considerado um dos precursores da artrose do quadril).
Os osteófitos são protuberâncias de osso e cartilagem, também são chamados de saliências ósseas e possuem até alguns "apelidos" como esporão ou bico de papagaio. Eles se desenvolvem nas articulações que apresentam sinais de degeneração ou regiões que sofrem tração pelas cápsulas, tendões e ligamentos.