A dor no pé da barriga é uma situação bastante frequente na gravidez e acontece principalmente devido à expansão do útero e deslocamento dos órgãos abdominais para acomodar o bebê em desenvolvimento. Assim, é comum que à medida que o bebê cresce, a mulher sinta desconforto e uma dor leve e passageira no pé da barriga.
A maior parte dos casos de dor, pontada ou fisgada na barriga são cólicas intestinais associadas à alimentação rica em gorduras, prisão de ventre ou intoxicações alimentares. As dores de barriga leves, de curta duração ou que desaparecem após algumas horas são normalmente causadas por dilatações do intestino por gases.
No entanto, no início da gravidez a mulher pode sentir sensação de pontada na barriga ou fisgadas, que acontecem devido às mudanças hormonais e modificações na estrutura do útero, porém se junto com a pontada ocorrer qualquer sangramento é importante procurar um ginecologista imediatamente.
Essas dores geralmente estão relacionadas com a compressão das estruturas internas do abdômen causadas pelo aumento do volume do útero e pelo estiramento dos ligamentos pélvicos. O obstetra deve ser consultado nos casos de dúvidas em relação ao desenvolvimento normal da gravidez.
5A barriga de grávida começa a "crescer" abaixo do umbigo, o "pé de barriga", que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis.
A dor no lado esquerdo da barriga é na maioria das vezes um sinal de excesso de gases ou prisão de ventre, especialmente quando não é muito forte, surge em fisgadas ou causa outros sintomas como barriga inchada, sensação de peso na barriga ou arrotos frequentes.
Excesso de gases Normalmente essa dor é forte, em forma de pontadas e surge depois de uma refeição. Esse sintoma é muito comum durante a gravidez, especialmente no final da gestação, e também em pessoas com prisão de ventre ou outras alterações do ritmo intestinal.
São bastante comuns no período final da gravidez, isso pelo peso do bebê e pelo útero já estar bastante distendidos. As pontadas são normais, porém devem ser analisadas pelo médico para verificar a possibilidade de ter dilatação.