As chamadas Missões Francesas consistiram em trazer professores franceses para formar os futuros intelectuais brasileiros. Esses autores foram responsáveis por elaborar a crítica literária a partir das leituras dos diversos escritores e poetas, inseridos em seus determinados movimentos.
Em 1978, surgiu um grupo de escritores afro-brasileiros que passaram a lutar para que a literatura negra tivesse reconhecimento: é a voz do afrodescendente reivindicando seu lugar. Surge então uma literatura afro- brasileira, escrita por um autor afro-brasileiro e que almeja um público leitor afro-brasileiro.
Conheça os principais autores da literatura afro-brasileira
Dentre outros benefícios, o trabalho com a literatura negra possibilita a quebra de silenciamentos historicamente impostos; estimula a discussão sobre questões raciais; é instrumento para o fortalecimento da autoestima negra e combate ao racismo; visibiliza a produção de autores que ainda encontram dificuldades no ...
Trata-se de uma produção literária escrita majoritariamente por autores brancos, em que o negro é objeto de uma literatura reafirmadora de estigmas raciais. A pesquisadora Mirian Mendes nos lembra que os estereótipos são "a base ideológica da dominação do negro pelo branco".
Nessa coletânea, as expressões "literatura negra" e "literatura afro-brasileira" marcam as contradições inerentes à sua utilização. Já no primeiro número, publicado em 1978, defendia-se a utilização de termos como "expressão negra", "povo negro", e a coletânea queria-se "a viva imagem da África" (Apud ALVES, 2002, p.
Assim esteve representada até 2012 a escritora Maria Firmina dos Reis (1822-1917), primeira romancista negra do Brasil, em uma parede da Câmara dos Vereadores de Guimarães, cidade do Maranhão onde a autora passou a maior parte de sua vida.
Entende-se por literatura negra a produção literária cujo sujeito da escrita é o próprio negro. É a partir da subjetividade de negras e negros, de suas vivências e de seu ponto de vista que se tecem as narrativas e poemas assim classificados.
Na literatura tida como convencional o negro poucas vezes esteve em situação de destaque. ... Era necessário, portanto, ocupar essa lacuna na literatura brasileira e fazer justiça aos negros que tanto contribuíram na formação da sociedade brasileira. Favoreceram para o enriquecimento cultural, linguístico e social do país.
3 A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO ÂMBITO ESCOLAR Através do estudo da Cultura e Literatura Afro-Brasileira, permitirá ao aluno a construção de seu senso crítico e a reflexão da real condição do negro no Brasil, abrindo espaço para a inclusão e a cidadania.