Passado. A forma correta é "há muito tempo". O verbo "haver" substitui o verbo "fazer", quando se refere a tempo passado.
Note que, enquanto "há" costuma estar presente no sentido de tempo passado, "a" pode estar presente em locuções no sentido de tempo futuro. Veja: Nós chegamos HÁ dez minutos. Nós vamos chegar daqui A dez minutos.
Significado de há totil: "há muito" Geralmente refere-se à variável tempo, significando "há mui...
Trata-se de uma redundância, pois, se ocorreu "HÁ MUITO TEMPO", só pode ter sido "MUITO TEMPO ATRÁS". Aprendemos, faz tempo, que devemos usar a forma "HÁ", do verbo "HAVER", quando nos referimos a um tempo já transcorrido: "Não nos vemos HÁ dois dias"; "HÁ dez anos que ele partiu".
Assim, o correto é dizer: Há pouco tempo a vi na sua casa. Eu não a vejo há muito tempo. Ele chegou há pouco tempo. A utilização de "atrás" é redundante e deve ser evitada, principalmente na escrita, uma vez que o verbo "haver" (empregado no sentido de tempo decorrido) já possui essa significação.
Você já sabe que ambas as frases estão incorretas, pois não se usa "atrás" em uma frase com o verbo "há" no sentido de tempo transcorrido. Portanto, nunca use "há tanto tempo atrás ou há tempo atrás". Prefira sempre usar "há tanto tempo ou há tempo".
Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.