Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Tel-Aviv, em Israel, pode mudar a forma como envelhecemos. Os pesquisadores descobriram um método em que é possível reverter o processo de envelhecimento das células através do uso de terapia de oxigênio.
Pela primeira vez, cientistas conseguiram reverter o processo de envelhecimento da célula humana, que ocorre naturalmente ao longo dos anos, quando os telômeros, estruturas que formam as extremidades dos cromossomos, são encurtadas. Isso faz com que o DNA seja danificado, impedindo as células de se replicarem.
1. Mantenha uma alimentação saudável para retardar a velhice. Os grandes vilões do envelhecimento precoce são os radicais livres. Além de serem responsáveis por várias doenças, como o Alzheimer e outras, eles também favorecem o aparecimento de linhas de expressão, manchas na pele e rugas.
Bons hábitos de vida para rejuvenescer
8 dicas para retardar o envelhecimento que você precisa saber
Abelhas conseguem escapar do envelhecimento cerebral. Gro Amdam, pesquisadora norueguesa, conseguiu reverter o processo de envelhecimento no cérebro das abelhas. Além de ajudar os seres humanos a envelhecerem com qualidade, a descoberta poderá auxiliar as pessoas que sofrem de demência.
A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco e a poluição ambiental, entre outros, são fatores que "aceleram" o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce.
A vitamina C é considerada um dos mais poderosos antioxidantes e, portanto, seu consumo é fundamental no combate ao envelhecimento precoce. Essa vitamina possui efeito anti-idade e de proteção contra os malefícios dos raios ultravioleta. A vitamina C trabalha junto da vitamina E na proteção contra o dano oxidativo [2].