Livros sagrados são conjuntos de textos que são considerados de inspiração divina ou recebidos diretamente de Deus. Também são, muitas vezes, referenciados como sagradas escrituras ou, simplesmente, escrituras.
Assim, o que caracteriza um texto como sagrado é o reconhecimento, pelo grupo que o acolhe, de que transmite uma mensagem ou, ainda, de que favorece uma aproximação, uma religação, entre os adeptos e o sagrado.
São os textos que transmitem, conforme a fé dos seguidores, uma mensagem do Transcendente, onde pela revelação, cada forma de afirmar o Transcendente faz conhecer aos seres humanos seus mistérios e sua vontade, dando origem às tradições.
Conceito de Sagrado Santidade é, em geral, o estado de ser santo (percebido pelos religiosos como os indivíduos associados com o divino) ou sagrados (considerados dignos de respeito e devoção espiritual, ou que inspiram temor ou reverência entre os crentes em um determinado conjunto de ideias espirituais).
Emerli Schlögl . Os povos fazem religião, cada um de sua maneira. Este jeito de fazer religião acaba sendo registrado, guardado e transmitido para as pessoas que virão no futuro, através de livros, histórias contadas, músicas, danças, poesias, pinturas, desenhos, escultu- ras...
Os textos sagrados escritos, para algumas tradições religiosas, são criados a partir da manifestação e/ou inspiração divina, ou seja, o próprio divino se faz presente de alguma maneira para enviar a mensagem ao homem religioso.
Os textos sagrados contém ensinamentos relacionados aos modos de ser e viver da religião e são transmitidos de geração em geração. Registram os costumes e o código moral das organizações religiosas e orientam suas práticas.
O que existe é a tradição oral. Para essas religiões tradição oral é uma riqueza que o povo carrega, e que traz a essência da religião, os fundamentos, a doutrina. É através dessa oralidade que as pessoas mais velhas são responsáveis pela transferência de saberes. ... A tradição oral é a herança mais preciosa da religião.
Então, nos textos Sagrados Escritos do judaísmo, do cristianismo e do islamismo (Torá Bíblia, Alcorão) estão as narrativas da criação e outras histórias, orações, hinos e ensinamentos para os seguidores.