A forma mais correta que encontramos para ligar um motor trifásico em 220V bifásico é através de um inversor de frequência!
O caso se resolve de 3 formas:
No caso do 220V trifásico, temos um fio neutro e três fases, a tensão entre fases é de 220V e de cada fase em relação ao neutro temos 127V – normalmente é usual dizer que temos três fases de 127V, sempre lembrando que é em relação ao neutro.
Os motores trifásicos são menores que os motores monofásico equivalentes, ou seja, de mesma potência elétrica. Devido ao campo girante produzido pelas três fases, os motores elétricos trifásicos partem sem a necessidade de dispositivos especiais, enquanto os motores monofásicos exigem um enrolamento extra de partida.
A sua ligação é feita conectando o terminal 1 com o 6, o 2 com o 4 e o 3 com o 5, formando um triângulo. Depois, você deve conectar as fases do circuito (R,S,T ou L1, L2,L3), cada fase em uma ponta desse triângulo. Como cada bobina está ligada em duas fases, não existe neutro neste tipo de fechamento.
Abra a tampa da caixa elétrica do motor. Se tiver essa opção (e provavelmente tem), vai encontrar o fio da rede elétrica unido a um fio do motor (ligação estrela) ou a 2 fios do motor (ligação delta). Notará também que em cada fio do motor existe uma anilha (etiqueta) com um número. Anote as ligações com esses números.
Se, por acaso, você comprar um equipamento que necessite de uma rede trifásica (como, por exemplo, um ar condicionado com motor trifásico) você pode ligar para a distribuidora e pedir para trocar para uma rede trifásica. Esse processo chama-se aumento de carga.
Para ligação nova serão necessários endereço completo do imóvel, RG e CPF do proprietário ou responsável pela empresa, CNPJ, razão social, Inscrição Estadual, projeto elétrico – se necessário, relação de carga, ART, boleto da ART quitado, cópia do CREA do profissional responsável, procuração.
Percebe-se que cada tensão tem outro valor associado a ele. Por exemplo, na tensão 127/220V o valor 127 é obtido quando se mede a tensão entre fases R e o neutro; o valor 220V é obtido quando se mede a tensão entre R e S. Ou seja, o segundo valor é a tensão da linha da rede trifásica dividido pelo raiz de 3.
Existem duas tensões trifásicas padrão no Brasil 220V e 380V. A tensão varia de estado para estado, e mesmo assim ainda existem diferenças enter trifásico 220V e 380V dentro do mesmo estado!