Quanto maiores os teores de H + Al , maior é o poder tampão dos solos. Daí se estabelece uma correlação dos teores de H+Al com o valores do pH em SMP. Os teores de (H + Al) são assim tabelados em função do pH em SMP.
Acidez total ou potencial A acidez potencial é composta pela acidez trocável e não trocável e é representada pelo H+Al. Pode ser obtida diretamente através do método do acetato de cálcio a pH 7. Também pode ser obtida indiretamente com base no pH de uma solução tamponada SMP adicionada ao solo.
As principais causas da Acidez do Solo são: Extração dos nutrientes (Ca, Mg e K) do solo pelas raízes das plantas; Ação da água da chuva ou irrigação que lixivia Cálcio (Ca), Magnésio (Mg) e Potássio (K);
Veja os fatores que devem ser levados em consideração para a interpretação de análise de solo:
A interpretação da análise de solo é feita com base no conceito de classes de teores de nutrientes, relacionando o teor do nutriente com a produção relativa da cultura (Figura 1). As clas- ses de teores de nutrientes podem ser divididas em: muito baixa, baixa, média, alta e muito alta.
Ca% = Ca ÷ CTC x 100. Assim é possível se calcular a saturação de todas as bases individualmente e expressa-las em porcentagem. As bases determinadas na análise do solo são cálcio, magnésio, potássio e sódio. Estas são expressas em porcentagem como índice de saturação.
Para interpretação de análises, são sugeridos como critérios para fósforo e nitrogênio, o pH e os teo- res de fósforo e matéria orgânica do solo, em tabelas de tripla entrada. Para potássio, os critérios foram os teores de potássio e cálcio + magné- sio, em tabelas de dupla entrada.
A acidificação do solo ocorre de várias maneiras:
Os solos podem ser naturalmente ácidos em razão da pobreza do material de origem em cálcio, magnésio, potássio e sódio, que são as bases trocáveis do solo ou à intensidade dos processos de intemperização, que resultam em maiores teores de hidrogênio e alumínio no complexo de troca do solo e, consequentemente, também na ...