O projeto e a implantação de um SGQ são influenciados por necessidades de clientes, objetivos específicos da empresa, cartela de produtos, desenho dos processos, tamanho e complexidade da estrutura da organização, e características de sua cultura (ISO 9001, 2000).
A ISO 9001:2015 especifica requisitos para a gestão da qualidade e os princípios do sistema são:
O Sistema de Gestão da Qualidade é um conjunto de elementos interligados que são integrados na organização para atender à politica da qualidade e os objetivos da empresa. Através do SGQ a empresa consegue controlar e padronizar todos os seus processos, medir a eficácia das ações tomadas para atingir a qualidade.
O Sistema de Gestão da Qualidade serve para verificar todos os processos da empresa e como eles podem interferir na melhora da qualidade dos produtos ou serviços com foco no cliente. Várias empresas no mundo usam o SGQ para implantar novos processos, bem como gerenciar e checar a sua qualidade.
Quais são os benefícios da implementação do SGQ na organização?
É a ação voltada para dirigir e controlar todos os processos organizacionais — finanças, contabilidade, gestão de pessoal, gestão de dados, entre outros —, possibilitando a melhoria de produtos e serviços, buscando garantir a completa satisfação das necessidades ou a superação das expectativas dos clientes.
SGQ é contínuo e deve trazer melhorias constantes Com uma boa solução tecnológica, é possível definir métricas (indicadores) de desempenho e mensurar continuamente os resultados, fazer auditorias internas e manter a cultura da qualidade sempre viva.
As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.