O que é SPED e para que serve?

O que é SPED e para que serve?

O SPED fiscal é um processo de escrituração digital da Receita Federal, chamado também de EFD (Escrituração Fiscal Digital), que determina que os contribuintes enviem as informações sobre ICMS e IPI. Em outras palavras, ele é a digitalização de todas as informações de interesse do fisco com os seus contribuintes.

O que representa o SPED?

Sped significa Sistema Público de Escrituração Digital. Trata-se de uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato específico e padronizado.

O que é o SPED Fiscal?

A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos Fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e ...

Quais são os benefícios do SPED?

Benefícios

  • Redução de custos com a dispensa de emissão e armazenamento de documentos em papel;
  • Eliminação do papel;
  • Redução de custos com a racionalização e simplificação das obrigações acessórias;
  • Uniformização das informações que o contribuinte presta às diversas unidades federadas;

Quais as obrigações do SPED?

Para que serve o SPED? O sistema foi criado para simplificar o cumprimento das obrigações acessórias das empresas em relação à sua contribuição tributária, além de propor a integração e padronização das informações federais, estaduais e municipais e facilitar a fiscalização dos órgãos reguladores.

O que é SPED no Direito Empresarial cite a norma é conceito?

O SPED é um sistema que proporciona a escrituração contábil e fiscal em meio digital das empresas em geral, inclusive imunes e isentas, por meio de atividades como a recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos, e demais informações dessas áreas.

Quem está dispensado da entrega do SPED Fiscal?

Estão dispensados de efetuar a Escrituração Fiscal Digital - EFD ICMS IPI os estabelecimentos de Microempresa - ME e de Empresa de Pequeno Porte - EPP paulistas optantes pelo regime do Simples Nacional.

O que é preciso para gerar o SPED Fiscal?

Para gerar o arquivo SPED Fiscal, siga as orientações abaixo:

  • Vá na aba ICMS e IPI ou na aba Federal > Selecione a opção SPED ICMS;
  • Avance a primeira tela e informe o período e preencha com as demais informações; ...
  • Avance, informe a empresa e clique em Concluir;
  • Após, será apresentada a tela com o log da geração.
  • Quais documentos fazem parte do SPED?

    • Quais documentos fazem parte do SPED? Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e). Assim, com a informatização trazida pelo SPED, tarefas desde emissão de notas fiscais às obrigações trabalhistas passaram a ser realizadas pela internet e não mais manualmente.

    Quais são as declarações do SPED?

    • Em relação às declarações, o sistema do SPED instituiu as seguintes: Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais – EFD-Reinf – trata das retenções do Imposto de Renda e da Contribuição Social, além dos rendimentos pagos, exceto aqueles relacionados ao trabalho.

    Quais são os principais benefícios do SPED?

    • Para o mercado de varejo, podemos elencar alguns dos principais benefícios promovidos pelo SPED. São eles: Com o advento do SPED, as informações precisam estar padronizadas para o envio ao Fisco.

    Quais são os objetivos do SPED?

    • No site do SPED, podemos encontrar os principais objetivos e premissas do projeto. Racionalizar e uniformizar as obrigações acessórias para os contribuintes, com o estabelecimento de transmissão única de distintas obrigações acessórias de diferentes órgãos fiscalizadores