CRITÉRIO ADOTADO PELOS CONDÔMINOS DEVE FICAR EXPRESSO NA ESCRITURA. Dividir, nada mais é do que repartir o todo em partes. Um exemplo: um imóvel tem uma área de 3.000m² e três são os seus co-proprietários em comum, ou seja, "pro indiviso". ...
Documento elaborado em tabelionato de notas por oficial do mesmo que estabelece a divisão do imóvel em tantos lotes quantos forem acordados pelas partes e autorizados pela poder municipal, determinando a quem pertence cada lote proveniente da divisão do terreno quando da extinção da propriedade em condomínio.
Estremação é uma forma de regularizar um imóvel em condomínio, no qual os condôminos já ocupam uma gleba determinada dentro de uma área maior, há mais de cinco anos. Através da estremação é extinto parcialmente o condomínio, apenas relativamente à fração da pessoa interessada.
A divisão amigável de imóvel caracteriza-se uma alienação e, portanto, sujeita à apresentação da declaração. ... O imóvel foi dividido em 02 (duas) partes iguais, sendo que o ex-condômino "A" resolveu alienar sua parte a terceiros.
Qual é a periodicidade de pagamento da escritura do imóvel? Esse documento é pago apenas uma vez, para fazer a transferência da propriedade. Depois disso não é preciso pagar a escritura ou o registro. O imposto relativo ao imóvel é o IPTU, que incide todos os anos.
De acordo com a norma, a propriedade compartilhada é o regime de condomínio em que cada um dos proprietários de um mesmo imóvel é titular de uma fração de tempo, à qual corresponde a faculdade de uso e gozo, com exclusividade, da totalidade do imóvel, a ser exercida por seus proprietários, de forma alternada.
O texto é destinado ao público em geral e apresenta linguagem simples com caráter informativo sobre o procedimento para realização do divórcio no cartório, indicando quais são os requisitos e documentos necessários para a extinção do vinculo conjugal.
Independente da região do país em que se situe, não existe chácara legal e regular com menos de 20.000 m² (vinte mil metros quadrados) de área, ou seja, 2,0 ha (dois hectares). E esse mínimo, a depender da região, pode aumentar para 3, 4 ou até 5 ha conforme a legislação específica[1].
Escritura pública ou instrumento particular de estremação, "contendo a assinatura do titular do domínio e seu cônjuge e dos confrontantes e seus cônjuges, respeitado o disposto no art. 108 do Código Civil" (art. 999, caput, inc. II);
A estremação consiste na demarcação da parcela em condomínio pró-diviso (há divisão de fato dos bens), ou seja, não há debate sobre a propriedade do bem, apenas a sua individualização exata. O processo é realizado no cartório do registro de imóveis daquele imóvel.