Os capacitores, em geral, estouram caso a tensão sobre eles exceda a tensão que eles foram projetados para suportar, no caso dos eletrolíticos eles também irão estourar (ou "apenas" inchar e esquentar bastante) caso forem ligados com sua polaridade invertida.
Coloque as pontas de prova nos terminais do capacitor e confira se irá aparecer o valor da tensão no display, se aparecer o valor da tensão quer dizer que ele esta funcionando.
A aplicação de uma tensão de polaridade reversa, ou uma tensão que exceda a tensão de trabalho nominal máxima de apenas 1 ou 1,5 volts, pode destruir o dielétrico e, portanto, o capacitor. A falha dos capacitores eletrolíticos pode ser perigosa, resultando em explosão ou incêndio.
Para explodir um capacitor você precisa apenas de um capacitor elétrolitico e ligar ele acima da tenção que o capacitor suporta, então é só esperar ele explodir.
Qualquer capacitor esquenta ali, mas quanto maior a tensão menos ele esquenta (maior área de dissipação).
O capacitor de partida é aplicado em motores monofásicos para criar a diferença de fase necessária entre os campos, ou seja, criar um conjugado de partida, pois o capacitor adianta a corrente da tensão em 90°. ... Neste caso, as fases já são defasadas naturalmente entre si, o que garante um bom torque na partida.
Medindo o cabo vermelho em relação ao cabo preto temos aproximadamente 3 micro farads, então esse é o capacitor com menor capacidade. Medindo o cabo vermelho em relação ao cabo verde temos aproximadamente 7 micro farads, então esse é o capacitor com maior capacidade. Medição de capacitância do capacitor de 3 fios.
Capacitores são elementos reativos que reagem à passagem de corrente através do acúmulo de cargas elétricas, ou seja, o capacitor é capaz de armazenar energia eletroestática. Os capacitores mais comuns são construídos por duas placas condutivas (metálicas), separadas por um material dielétrico (material isolante).
Contudo, isso não é tudo porque ao dessoldares o transistor tens de ter o máximo cuidado para não danificares nenhuma linha da placa, assim como também ao colocares o substituto. E, atenção, tenha o máximo cuidado para não fazeres um outro curto circuito.