A linguagem científica deve ser: a) impessoal, ou seja, redigida na terceira pessoa, evitando- se referências pessoais e pronomes possessivos (meu trabalho, meus estudos, minha tese, julgamos que, deduzimos, chegamos a conclusão); b) objetiva, com redação sem impressões subjetivas, não fundamentadas em dados obtidos, ...
Matéria é tudo que ocupa espaço e possui massa de repouso (ou massa invariante). É um termo geral para a substância na qual todos os objetos físicos consistem. Tipicamente, a matéria inclui átomos e outras partículas que possuem massa.
A linguagem científica caracteriza-se por ser impessoal, informativa e técnica. Portanto deve-se evitar expressões como "eu penso", "parece-me", "como todo mundo sabe".
A linguagem científica tem características próprias que a distinguem da linguagem comum. Essas características não foram inventadas em algum momento determinado. Ao contrário, foram sendo estabelecidas ao longo do desenvolvimento científico, como forma de registrar e ampliar o conhecimento.
A linguagem em artigos científicos é impessoal, normalmente na terceira pessoa e deve ser o mais clara e objetiva possível para que se possa relatar com precisão e clareza os fatos a serem relatados no artigo.
Quanto à linguagem científica é importante que sejam analisados os seguintes procedimentos no artigo científico: Page 3 3 - Impessoalidade: redigir o trabalho na 3ª pessoa do singular; - Objetividade: a linguagem objetiva deve afastar as expressões: "eu penso", "eu acho", "parece- me" que dão margem a interpretações ...
Um texto científico é uma produção textual, uma narrativa escrita que aborda algum conceito ou teoria, com base no conhecimento científico através da linguagem científica. A linguagem deve ser objetiva, não dando espaço para ambiguidade. ...
Parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa, relato de experiência, revisão bibliográfica e outros elementos necessários para situar o tema do artigo. Parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado.
Um bom artigo científico apresenta claramente o propósito do trabalho, dá uma justificativa plausível para o que levou o autor a escolher determinado tema, explicitando qual é a relevância dele para a comunidade acadêmica. ... O autor deve dissertar sobre o que tem ligação direta com a sua pesquisa.