A drenagem de áreas com excesso de água na zona radicular melhora a aeração e favorece o aumento da atividade microbiana e da estruturação do solo, criando condições favoráveis para desenvolvimento das raízes e maior absorção de nutrientes pelas plantas, com aumento da produtividade das culturas.
Drenagem Adequada: é a drenagem necessária para se manter uma agricultura rentável e permanente na área. Isto não implica numa drenagem completa e perfeita, uma vez que o aspecto econômico tem que ser considerado.
A drenagem do solo consiste num processo de remoção natural ou artificial, do excesso de água que se encontra no/ou sobre o solo. ... O processo de drenagem consiste no processo de escoar e "enxugar" a água de terrenos agrícolas encharcados ou alagados bem como outro tipo de terrenos que tenham excesso de água.
A drenagem é um processo de remoção do excesso de água dos solos de modo que lhes dê condições de aeração, estruturação e resistência. Sempre que a drenagem natural não for satisfatória, pode-se fazer, em complementação, drenagem artificial.
O excesso de água reduz a resistência do solo à compressão, pois a coesão entre partículas fica reduzida. ... Essas alterações trazem alguns impactos como: reduções da permeabilidade do solo, do desenvolvimento radicular e da troca de gases no solo.
DRENAGEM AGRÍCOLA 10 1.10 – PRÁTICAS AGRÍCOLAS EM SOLOS MAL DRENADOS Objetivamente, a solução ideal para um solo com excesso de água, consiste na instalação de um sistema de drenagem adequado.
A drenagem do tipo criptorreica ocorre quando os rios são subterrâneos e acaba por surgir em fontes ou permanecer em cavernas.
A drenagem subterrânea tem o objetivo principal de rebaixar o lençol freático através da remoção da água de uma região e condução para outra região diferente. Normalmente utiliza-se a gravidade, mas também podem ser utilizadas as bombas de sucção.
Drenagem natural do solo: Escoamento natural do excesso de água do solo e/ou subsolo. Drenagem superficial: Processo de remoção do excesso de água da superfície do solo para torná-lo adequado ao aproveitamento agrícola.
A dica é cavar um buraco no solo de aproximadamente 60 cm de profundidade, enchê-lo com água e deixar por cerca de quatro horas. Se a cavidade ainda não estiver seca depois desse tempo, é sinal de que a drenagem é necessária.