A síntese proteica é o mecanismo de produção de proteínas determinado pelo DNA, que acontece em duas fases chamadas transcrição e tradução. O processo acontece no citoplasma das células e envolve ainda RNA, ribossomos, enzimas específicas e aminoácidos que auxiliarão na sequência da proteína a ser formada.
Nosso corpo não é capaz de armazenar aminoácidos como ele faz com os carboidratos e gorduras. Então, precisamos de uma ingestão diária de aminoácidos por meio da proteína da nossa dieta para fazermos uma nova "proteína". Ela deve ser consumida de forma uniforme ao longo do dia e ser parte de cada refeição.
As proteínas apresentam uma extensa lista de funções no organismo e são encontradas em todas as estruturas da célula, substâncias intersticiais, anticorpos, entre outros.
As proteínas possuem um papel fundamental no crescimento, já que muitas delas desempenham papel estrutural nas células, isto é, são componentes da membrana plasmática, das organelas dotadas de membrana, do citoesqueleto dos cromossomos etc. E para produzir mais células é preciso mais proteína.
Os ribossomos são materiais celulares responsáveis pela produção de proteínas de todos os aminoácidos. Eles são compostos de complexos de RNAs associados às proteínas. O número dessa organela citoplasmática oscila, pois depende da atividade que ela desempenha na célula.
Se elas não têm nenhum marcador específico, as proteínas são enviadas do Golgi para a superfície celular, onde são secretadas para o exterior celular (se forem livres) ou entregues para a membrana plasmática (se forem incorporadas às membranas).
Mas não é só isso: as proteínas também ajudam na produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores e anticorpos, na reposição do gasto energético das células e no transporte de substâncias para o corpo. Também atuam no metabolismo celular e na contração muscular.
Para adultos que não são muito ativos, o recomendado é ingerir diariamente cerca de 0,75g de proteína por quilo de peso corporal. Em média, 55g para homens e 45g para mulheres – ou duas porções de carne, peixe, tofu, nozes ou leguminosas.
As proteínas podem ser encontradas numa ampla variedade de alimentos de origem animal e vegetal. A carne, os ovos, o leite e o peixe são fontes de proteínas completas. Entre as principais fontes vegetais ricas em proteína estão as leguminosas, principalmente o feijão, as lentilhas, a soja ou o grão-de-bico.
Alimentos com proteína animalAlimentosProteína animal por 100 gCalorias (energia em 100g)Carne de codorna22,1 g119 kcalsCarne de coelho20,3 g117 kcalsQueijos em geral26 g316 kcalsSalmão sem pele, fresco e cru19,3 g170 kcals