Sincondrose Craniana É a articulação que existe entre a parte petrosa do osso temporal e o processo jugular do occipital. É a única sincondrose do adulto.
Sincondroses: Os ossos de uma articulação do tipo sincondrose estão unidos por uma cartilagem hialina. Muitas sincondroses são articulações temporárias, com a cartilagem sendo substituída por osso com o passar do tempo (isso ocorre em ossos longos e entre alguns ossos do crânio).
É formado pela fusão de dois ossos, o esfenóide e o occipital. A base do esfenóide e a base do occipital são separadas na vida fetal e formam uma articulação de duas cartilagens, a sincondrose esfeno-occipital, através da qual se dá o crescimento da base do crânio até a idade adulta jovem.
Vista superior A sutura coronal separa o osso frontal e o osso parietal. As suturas coronal e sagital convergem no bregma. As suturas sagital e lambdóide também são visíveis deste ângulo.
O crânio é composto de quatro suturas primárias (metópica, sagital, coronal e lambdoide), três suturas secundárias (frontonasal, escamosa temporal e frontoesfenoidal) e quatro ossos principais (temporal, frontal, parietal e occipital).
Existem três tipos de articulações fibrosas: sutura, sindesmose e gonfose. As suturas, que são encontradas somente entre os ossos do crânio, são formadas por várias camadas fibrosas, sendo a união suficientemente íntima de modo a limitar intensamente os movimentos, embora confiram uma certa elasticidade ao crânio.
Que é uma fontanela? As peças macias do crânio do bebê recém-nascido são sabidas como as fontanelas. Quando houver seis fontanelas encontradas no crânio de um recém-nascido, simplesmente dois estão conhecidos geralmente. Esse no meio da cabeça, na parcela superior é sabido como a fontanela anterior.