As pteridófitas são plantas vasculares ou traqueófitas, ou seja, que possuem tecidos condutores e criptógamas pois não possuem sementes. Os exemplos mais conhecidos são as samambaias, avencas e cavalinhas, muito utilizadas como plantas ornamentais.
As plantas são divididas em briófitas (as mais simples, sem vasos condutores de seiva), pteridófitas (já têm vasos condutores de seiva, mas não têm flor nem semente), gimnospermas (que têm sementes não revestidas, como o pinhão, do pinheiro do Paraná), e as angiospermas (plantas com sementes revestidas em frutos e que ...
As briófitas são plantas que não apresentam vasos condutores (xilema e floema). Em virtude da dificuldade de transporte de substâncias, essas plantas tornam-se incapazes de atingir grande porte.
gimnospermas
angiospermas
Gimnospermas: são plantas que produzem sementes, mas não apresentam frutos. Pteridófitas: se reproduzem por esporos, não possuindo sementes, frutos e flores. São exemplos: samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas.
Confira abaixo nove espécies de árvores frutíferas em vasos que podem ser cultivadas no seu ambiente.
(UFTM) Gimnospermas e angiospermas são os únicos grupos vegetais classificados como espermatófitas, ou seja, que produzem sementes.
Árvores Frutíferas de Crescimento Rápido Laranja. Ameixa. Carambola. Goiaba.
Entre as que amadurecem longe do pé, a banana é campeã Além disso, há dois tipos de fruta. As chamadas não-climatéricas, como laranja, uva, limão e abacaxi, amadurecem enquanto ainda estão no pé. Quando se desprendem naturalmente da planta, costumam estar já com o teor máximo de açúcar.
10 árvores frutíferas pequenas para ter no seu quintal
No conhecimento popular se diz que os meses ideais são os que não tem a letra “R” são os melhores para o plantio de frutíferas e isto está correto, porque os meses de maio, junho, julho e agosto são meses com temperaturas baixas onde o crescimento das plantas geralmente é lento e também é um período de muita chuva com ...
A saber, a distância média ideal entre frutíferas para pomares em espaços abertos e amplos é de 5 metros entre uma planta e outra.
Prepare a terra com adubos orgânicos, húmus ou demais materiais disponíveis. Após o plantio, não remexa o solo. O adubo pode ser colocado na superfície e, com a irrigação, irá infiltrar e será absorvido pelas raízes.
Dispor as plantas em filas duplas ou triplas para oferecer maior proteção às frutíferas, sendo o espaçamento recomendado de 1,0 x 1,0 m a 2,0 x 2,0 m (entre plantas) e 5,0 a 6,0 m de distância do pomar. As espécies mais recomendadas são: Acácia-negra, Pinus, Casuariana, Grevilha Gigante, Plátano ou Álamo Piramidales.
Como o sol é essencial para essa frutífera, retire galhos que impeçam que os raios solares atinjam seu centro e plante-as longe de árvores maiores, que possam deixar a jabuticabeira na sombra. O mais indicado é plantar jabuticabeiras com um espaçamento de 4 a 7 metros entre as plantas e entre as fileiras.
Se o seu quintal tiver o tamanho reduzido e, mesmo assim, você quiser colocar várias árvores, uma solução é recorrer aos vasos. O plantio é simples: para plantar diretamente no chão faça um buraco com cerca de 50cm e acrescente adubo no fundo. Cubra com uma pequena camada de terra e depois coloque a muda.