A arquitetura grega é famosa por três estilos: dórico, jônico e coríntio. Os gregos utilizavam estes três estilos em vários templos e espaços públicos, finalizando-os com ornamentos triangulares. Além disso, os gregos sempre instalavam dois estilos, se encontrando ao longo da construção mas nunca se misturando.
1) É um exemplo de arquitetura grega: * igrejas; mesquitas; templos; castelos.
Kouros: as primeiras esculturas gregas.
Entre as suas características é possível citar as colunas desprovidas de base, assentando no último degrau ou estilóbato; capitel despojado, arquitrave lisa, friso com métopas e tríglifos, e mútulos sob o frontão. Possui vinte linhas verticais.
Harpa,cítara,flauta e lira.
Instrumentos usados por músicos da antiga Grécia 1 e 2 - monocórdios; 3 e 4 - guitarras; 5 - cítara heptacorda; 6 - lira; 7 - cítara pentacorda; 8 e 9 - flautas. Os romanos assimilaram a música grega.
lira
Lira, flauta e harpa. flauta, atabaque e bongô
Os instrumentos principais eram a cítara, a lira e o aulos (instrumento de sopro). Como os demais povos antigos, os gregos atribuíam aos deuses sua música, definindo-a como uma criação integral do espírito, um meio de alcançar a perfeição.
Considerada como remédio para o corpo e para a alma, a música era tida como divina. Na mitologia, as nove filhas de Mnemosine (deusa que personificava a memória) e Zeus chamadas “musas” atestam a importância que os gregos davam à arte musical.