Nos jornais, os editoriais são organizadas por assunto, em cadernos e suplementos temáticos. São fascículos de encadernação separada incluídos no conjunto publicado e de periodicidade predeterminada (geralmente semanal).
Um editorial é um artigo que apresenta a opinião de um grupo sobre determinada questão; por causa disso, ele normalmente não é assinado. ... Em casos em que as próprias matérias do jornal são imbuídas de uma carga opinativa forte, mas não chegam a ser separados como editoriais, diz-se que é jornalismo de opinião.
Os textos jornalísticos são os textos veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, os quais possuem o intuito de comunicar e informar sobre algo. Nos dias atuais, o texto jornalístico é provavelmente o gênero textual mais lido, pois possui o maior alcance nos diversos setores da sociedade.
São exemplos de gêneros: romance, conto, fábula, lenda, notícia, carta, bula de medicamento, lista de compras, cardápio de restaurante, entre outros. Quando trata-se de tipos textuais, as classificações são fixas. ... Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo.
A notícia tem como objetivo principal narrar acontecimentos pontuais, ou seja, fatos do cotidiano. Já a reportagem extrapola os limites da notícia, pois não tem como única finalidade noticiar algo.