São considerados tipos de poder formal: Alternativas: poder coercitivo, poder de competência, poder legítimo. poder de recompensa, poder de referência, poder legítimo. poder de recompensa, poder de competência, poder de referência. poder coercitivo, poder de recompensa, poder de referência.
Os únicos limites ao poder real no absolutismo eram a lei divina cristã, os direitos costumeiros do povo, o pequeno número de funcionários reais e a precariedade das comunicações. Sem considerarmos o problema da hereditariedade de certos cargos administrativos, que assim escapavam ao controle do monarca.
Principais monarcas absolutistas Os principais monarcas do regime absolutista foram: Elizabeth I – rainha da Inglaterra e da Irlanda de 1558 a 1603. Fernando de Aragão e Isabel de Castela – reis da Espanha durante o século XVI. Luís XIII – rei da França entre 1610 e 1643.
Resposta. Resposta: O clero.
Olá, A base de sustentação das monarquias absolutistas era ideológica, política e militar, sendo que no caráter ideológico temos o "Direito Divino", a teoria de que o poder dos monarcas era legitimado por Deus, o que aconteceu devido o apoio da Igreja.
Os principais reinos absolutistas foram Espanha, França e Inglaterra. Na Espanha, a unificação política começou em 1469 por meio do casamento do rei Fernando de Aragão e a rainha Isabel de Castela.
Esse sistema político surgiu a partir dos interesses da burguesia emergente. O Absolutismo foi um sistema político que, em geral, defendia o poder absoluto do monarca sobre o Estado e foi muito comum a partir do século XVI até meados do século XIX em diversas partes da Europa.
O rei concentrava todos os poderes e poderia até criar leis sem aprovação da sociedade. E se alguém fosse contrário aos interesses ou leis definidas pelos monarcas, eram tratados com violência – podiam ser presos, mortos ou apenas reprimidos – pelo exército do rei. ...
Estado absolutista é um regime político surgido no fim da Idade Média. Também chamado de Absolutismo se caracteriza por concentrar o poder e autoridade no rei e de poucos colaboradores.