Os testículos são órgãos responsáveis pela produção de espermatozóides (espermatogênese). Encontra-se localizados numa bolsa coberta de pele denominada de escroto. Cada testículo tem uma forma oval revestido por uma capsula de tecido conjuntivo nomeada túnica albugínea.
O líquido seminal é um líquido esbranquiçado produzido pelas glândulas seminais e pela próstata que ajuda a transportar os espermatozoides, produzidos pelos testículos, para fora do corpo.
As glândulas acessórias (vesículas seminais, próstata e glândula bulbouretral) produzem várias secreções que se misturam com os espermatozóides durante a passagem pelos canais e funcionam como nutrientes para os espermatozóides.
O câncer de próstata é mais frequente em homens com ascendência africana e caribenha do que em homens de outras raças. O câncer de próstata ocorre com menos frequência em homens asiáticos e hispânicos/latinos do que em brancos não hispânicos.
PSA menor que 2,5 – Baixo risco de câncer. PSA entre 2,5 e 10 – Risco intermediário de câncer. PSA maior que 10 – Alto risco de câncer. PSA maior que 20 – Muito alto risco de câncer e elevada chance de doença com metástases.