Não, receitas não existem! Mas, é possível pensar em alguns pressupostos teóricos básicos para os processos de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita.
Método Alfabético: este é o método mais comum, onde a criança aprende primeiro os nomes das letras do alfabeto para, em um segundo momento, fazer as combinações silábicas e montar as palavras. Silábico: neste método a criança aprende as famílias de sílabas antes de compreender as palavras.
Meta de alfabetização Em 2019, a taxa de brasileiros com 15 anos ou mais que não sabia ler ou escrever um bilhete simples ficou em 6,6%, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua Educação 2019. Esse percentual, entretanto, deveria ter sido cumprido há quatro anos, em 2015.
O educador precisa levar em conta a cultura e o tempo de cada um para compreender esses processos. Propor atividades que envolvam as práticas sociais das crianças é alfabetizar letrando. Mais do que ensinar a ler e escrever, ensinar a usar essa prática no dia a dia.
É importante alfabetizar letrando para que a criança seja inserida no contexto cultural da sociedade, que está fundamentalmente relacionado à leitura. ... O conteúdo programático aborda tópicos como sons e letras, produção e correção de texto, aprendizagem da leitura, cartilhas e alfabetização, entre outros assuntos.