Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) para clínicas odontológicas, são os produtos que devem ser utilizados para garantir a segurança do profissional e do paciente. Esses equipamentos protegem ambas as partes dos riscos gerados pelo contato com o sangue e outros fluídos, que podem desencadear diversas doenças.
Proteção da cabeça: capacetes; Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes; Proteção de pernas e pés: sapatos, botas e botinas; Proteção contra quedas: cintos de segurança e cinturões.
A biossegurança é o primeiro passo necessário para que um consultório odontológico seja considerado seguro, confiável e de qualidade. Através dela, é possível garantir não só os direitos do paciente como consumidor do serviço, mas também a segurança no ambiente de trabalho do dentista e sua equipe.
Botões e alças - devem ser recobertos com barreira impermeável (do tipo filme plástico), campo de algodão estéril ou material não-tecido (TNT), em casos cirúrgicos. As barreiras devem ser trocadas entre cada atendimento, promovendo limpeza e desinfecção, com álcool a 70% ou ácido peracético, a cada troca.
Os agentes infecciosos podem adentrar o organismo pela pele, via respiratória, circulatória e mucosas, por exemplo. A transmissão também pode se dar de diferentes formas, podendo ser de maneira direta ou indireta. Os agentes infecciosos podem ser transmitidos de maneira direta ou indireta.
Transmissão por contato Segundo Fernandes et al (2000), a infecção por contato é a forma de transmissão mais comum.
➢ Boca (via digestiva); ➢ Nariz e boca (via respiratória); ➢ Pele e mucosa (via transcutânea); ➢ Vagina e uretra (via urogenital). ➢ Ânus e boca (via digestória); ➢ Nariz e boca (via respiratória); ➢ Pele e mucosas (via transcutânea); ➢ Vagina e uretra (via urogenital).
1. Contato Direto - com a superfície corporal, com transferência do microrganismo entre o paciente infectado ou colonizado e o indivíduo suscetível. 2. Contato Indireto - através da transferência do microrganismo de um objeto contaminado ou ambiente para um indivíduo suscetível.
As portas de entrada para os patógenos são as membranas mucosas, a pele e a deposição direta sob a pele ou as membranas (via parenteral). Muitas bactérias e vírus têm acesso ao corpo penetrando nas membranas mucosas que revestem os tratos respiratório, gastrintestinal, geniturinário e a conjuntiva ocular.
As principais vias envolvidas num processo de contaminação biológica são a via cutânea ou percutânea (com ou sem lesões - por acidente com agulhas e vidraria, na experimentação animal - arranhões e mordidas), a via respiratória (aerossóis), a via conjuntiva e a via oral.
Vias de transmissão A via de transmissão, ou de contágio, designa o percurso que cada agente patogénico tern que efectuar desde a fonte de infecção até ao indivíduo afectado pela doença.
Transmissão de doenças infecciosas: Como ocorrem ?
O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.
Significado de Transmissão substantivo feminino Ação ou efeito de transmitir, de atribuir algo a outrem: transmissão de um direito.
Significado de Transmitido Transmitido vem do verbo transmitir. O mesmo que: contado, noticiado, expedido, comunicado, transportado, propagado, conduzido, enviado, trasladado.
substantivo feminino Poluição; transmissão de impurezas ou de elementos nocivos capazes de prejudicar: contaminação do solo. Infecção; propagação de substâncias nocivas ou de doenças que causam infecção.
Efetivo: Uma pessoa ou objeto q é efetivo para alguma coisa. exp: a escola e os professores são efetivo para os alunos. Transmitir: algo ou alguém que transmitir alguma coisa a público. Espero ter ajudado.
Efetivo, eficiente e eficaz Efetivo (adjetivo) ou efetividade (substantivo) é a qualidade do que atinge seu objetivo, é a capacidade de funcionar regularmente, satisfatoriamente, fazendo referência ao que é real e verdadeiro. Ex.: “O resultado da reunião foi bastante efetivo”.
É melhor dizer «pagar em numerário». Na verdade, «em efetivo» é um decalque do espanhol «en efectivo», que significa «com moedas e notas» (Dicionário da Real Academia Espanhola).
Conceito de Transmitir Uma pessoa transmite uma mensagem à outra quando comunica determinada informação. É possível transmitir uma informação de forma presencial, ou seja, cara a cara.
4 maneiras práticas de transmitir seu conhecimento para a equipe
Os alimentos que consumimos normalmente contêm diversos microrganismos, resultantes da matéria-prima ou da sua introdução no seu processamento. Sendo assim as principais fontes de contaminação o solo, água, ar, animal homem e os utensílios ou superfícies em contacto.
A chamada contaminação cruzada é mais comum de acontecer por troca de agentes biológicos (os microorganismos que citamos acima, tais como fungos, vírus e bactérias), pois, por exemplo, ao manipular uma peça de proteína animal numa tábua, a mesma seja usada, sem lavar, para manipular vegetais.
Existem três principais formas de contaminação que podem ocorrer na indústria de alimentos:
Como ocorre a contaminação cruzada?
Principais Agentes de Contaminação dos Alimentos
Ar poluído, água contaminada e utensílios mal higienizados são as principais fontes contaminantes dos alimentos. Os alimentos que consumimos estão sujeitos aos mais variados tipos de contaminação em qualquer estágio da cadeia produtiva.