Apesar disso, a cárie profunda é o problema mais comum que leva à indicação para um endodontista. Além dela, outros distúrbios necessitam de uma intervenção especializada, como a presença de tecidos necrosados, alterações do periodonto e sensibilidade extrema.
Esse tipo de tratamento é feito quando há algum tipo de lesão na polpa do dente, que normalmente causa dores. "Outra indicação comum da endodontia é quando acontece algum tipo de pancada no dente e consequente morte pulpar", considera a especialista.
Dentística: estética e restauração dos dentes Uma das especialidades mais conhecidas, o dentista atua na estética e restauração dos dentes. Esse é o profissional que realiza procedimentos mais populares, como clareamento dental e restaurações nos dentes comprometidos por cáries, fraturas ou abrasões.
R$ 4.
O dente aberto fica mais fragilizado, podendo sofrer fraturas que podem levar à perda deste dente, e também é uma porta para entrada para bactérias, que penetram no conduto radicular, chegando a estrutura óssea de suporte deste dente.
"O sal funciona como agente para eliminar a infecção e o calor da água morna irá drenar os fluídos desta infecção, além de acalmar o tecido inflamado", explica o dentista. Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode trazer um alívio de dor de dente.
A primeira coisa que deve ser feita é procurar imediatamente um dentista. "O dente sem a restauração pode causar dor, sensibilidade, acúmulo de resíduos no interior do dente. Além disso pode evoluir para uma pulpite (inflamação na polpa do dente) sendo necessário até o tratamento de canal", atentou a especialista.
Quando algo dá errado No tratamento do canal da raiz do dente é preciso retirar a polpa que, uma vez danificada, infeccionada ou morta, precisa ser removida. Mas nem sempre dá certo, seja por complicações ou por erro do dentista. Essa é a hora que pode ser necessária uma cirurgia endodôntica.
“Um tratamento endodôntico mal conduzido implicará em dor, infecção persistente, e até mesmo outras consequências mais graves como lesões em torno da raiz, comprometimento da região e disseminação da infecção para tecidos, ossos e órgãos”.
Quais as consequências de um canal mal feito ?
No entanto, Marina relata que as sequelas mais comuns relacionadas ao tratamento de canal mal conduzido são dor intensa, contínua e pulsátil, febre, mal-estar e edema facial. “Inicialmente essa patologia pode não apresentar sintomas.
Não necessariamente! De acordo com Sofia, o fato do paciente sentir dor após o procedimento é tratado pelos profissionais como algo bastante comum. “Essas dores ocorrem como consequência do próprio procedimento que é delicado e, normalmente, cessam após 2 ou 3 dias”, comenta.
Não é normal. A dor é indicativa de que algo errado está ocorrendo. É possível que haja uma lesão neste dente, além da raiz, provocando a dor. Esse dente pode estar ainda com sobrecarga mastigatória.
Quando ocorre dor em dente com canal? O tratamento de canal é um procedimento delicado e, por isso, é comum que o paciente sinta dores após o procedimento. Claro que isso não acontece em todos os casos, mas, quando há o risco, o dentista prescreve os medicamentos necessários para diminuir o desconforto.
Apos cirurgia extração de dente siso pode sentir dor quantos dias? Olá isso pode varias bastante. Dependendo do grau de dificuldade necessário para tirar o dente, poderá ter afetado mais os nervos e por isso pode doer por um tempo, mas o normal é não mais do que uma semana.
Mostrar especialistas Como funciona? O dente tratado canal pode demorar um pouco mais de tempo para extrair, mas com uma boa anestesia certamente não vai doer nada. Com a aplicação da anestesia a dor será amenizada. Precisamos avaliar seu caso em consultório.
Ibuprofeno O ibuprofeno é um anti-inflamatório indicado para o alívio da dor de dente que age reduzindo a produção de substâncias que causam a inflamação e também atua como analgésico, reduzindo a dor de dente.
A principal causa de infecção dentária é a bacteriana. “A má higienização causa um acúmulo de bactérias na cavidade oral que se organizam e formam o biofilme dental (placa bacteriana).
Confira a seguir algumas dicas para ajudar a aliviar a dor de dente: