EQST

Que Tipo De Interaço Medicamentosa Ocorre Quando Uma Substncia Interfere Na Aço Da Outra Diminuindo Seu Valor Teraputico?

Que tipo de interaço medicamentosa ocorre quando uma substncia interfere na aço da outra diminuindo seu valor teraputico? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Que tipo de interação medicamentosa ocorre quando uma substância interfere na ação da outra diminuindo seu valor terapêutico?

3) Antagonismo - quando um medicamento diminui os efeitos de outro, dizemos que ocorre bloqueio, inibição ou antagonismo. É fácil concluir que fenômenos de sinergismo e de antagonismo podem ocorrer, seja devido às interações dos medicamentos ao nível farmacocinético (Relação I) ou ao nível farmacodinâmico (Relação II).

Por que alguns medicamentos só podem ser administrados externamente?

Exemplo: Supositório, Óvulo Vaginal, Injeções, Pomada, Gel, Creme, Spray, etc. Observação: Alguns Princípios Ativos, só devem ser administrados externamente (não por via oral), por serem destruídos pelo suco gástrico.

O que é sinergismo de ação?

- Sinergismo: Ocorre quando o efeito de dois ou mais agentes químicos combinados, é maior do que a soma dos efeitos individuais.

O que é potencialização de um farmaco?

Aumento de ação terapêutica de dois fármacos combinados que é maior do que a ação desses fármacos administrados isoladamente.

Quais são as interações sinérgicas dos antibióticos?

A regra geral é que a associação de antibióticos de mesmo mecanismo de ação (bactericida com bactericida; ou bacteriostático com bacteriostático) gera efeito potencializador (sinérgico) e que a associação antibióticos com mecanismos de ação diferentes (bactericida com bacteriostático) gera efeito deletério (antagonismo ...

Qual é o mecanismo de interação entre o antibiótico e o leite?

Os dois remédios juntos podem potencializar o efeito farmacológico do anti-inflamatório e também seu efeito tóxico, em especial, a hemorragia.

O que são interações farmacodinâmicas?

Nas interações farmacodinâmicas, um fármaco modifica a sensibilidade ou a resposta dos tecidos a outro fármaco, por ter o mesmo efeito (agonista) ou efeito bloqueador (antagonista). Habitualmente, esses efeitos ocorrem no nível do receptor, mas podem ocorrer no nível intracelular.