Chamamos de encontro consonantal o agrupamento de consoantes, em sequência, na palavra, fazendo parte da mesma sílaba ou não. Os encontros consonantais possuem classificações: podem ser puros (também chamados de perfeitos) ou disjuntos (também chamados de imperfeitos).
- Crescer: cres-cer; - Exceder: ex-ce-der; - Exsudar: ex-su-dar. Já os dígrafos LH, NH, CH, QU e GU não se separam.
Possível dígrafo consonantais separáveis 'sc'.
Em economia, escassez significa dizer que não há quantidade suficiente de um recurso para atender a todas as pessoas que o desejam ou o demandam, se ele não for cobrado (tiver preço zero). Pense nos carros, por exemplo.
Significado de Escassez Carência de recursos, de meios; falta. Ausência de algo que seja de extrema importância: eles vivem numa circunstância de escassez extrema. Situação de carência financeira; pobreza. Característica de escasso, raro: escassez de chuva.
Dígrafo Vocálico Encontro de uma vogal seguida das letras m ou n, que resulta num fonema vocálico. Eles são: am, an; em, en; im, in; om, on e um, un. Vale lembrar que nessa situação, as letras m e n não são consoantes; elas servem para nasalizar as vogais.
Encontro vocálico é o encontro de duas ou mais vogais em uma palavra. Exemplos: coração, mamãe, herói, loiro, Paraguai, ciúme e poético. Classificação do encontro vocálico: ditongo, hiato e tritongo. DITONGO -> é o encontro de uma vogal e uma semi-vogal pronunciadas na mesma sílaba.
Representam vogais nasais Os dígrafos que representam vogais são: am, em, im, om, um, an, en, in, on, un. Observações: No fim de palavras am e em não são dígrafos, porque representam um ditongo nasal, isto é, dois fonemas (exemplo: falam /fálãu/.)
Os dígrafos “ch”, “nh”, “lh”, “gu” e “qu” pertencem a uma única sílaba. Portanto, nada de separá-los, combinado? As letras que formam os dígrafos “rr”, “ss”, “sc”, “sç”, “xs”, e “xc” não podem ficar juntinhas. Sendo assim, separe-as.
→ Os dígrafos “rr”, “ss”, “sc”, “sç”, “xs” e “xc” devem ser separados em sílabas diferentes. → Ditongos e tritongos devem permanecer na mesma sílaba. → Os hiatos devem ser separados em duas sílabas distintas. → Os encontros consonantais devem ser separados, exceto aqueles cuja segunda consoante é “l” ou “r”.
SEPARAR EM SÍLABAS