Assim, a revolução de 1848 foi o movimento que posicionou definitivamente burguesia e proletariado em campos opostos, o que marcaria profundamente os embates políticos vindouros.
A forma encontrada para a difusão da campanha foram os banquetes nos quais os oradores debatiam a questão. Em 22 de fevereiro, o ministro Guizot proibiu a realização de um banquete, o que provocou a eclosão da revolta. Surgiram as barricadas nas ruas com o apoio de elementos da Guarda Nacional. A revolta ganhou vulto.
Tendo acontecido em várias localidades e em períodos distintos, destacam-se, todavia, a Revolução Puritana e Revolução Gloriosa, ambas na Inglaterra, no século XVII, bem como a Revolução Francesa, na França, no século XVIII.
A crise econômica suscitadas pelas más condições de vida em consequência das colheitas precárias, do aumento dos preços e fechamento de fábricas levou trabalhadores e camponeses à revolta.
De acordo com o trecho, as primeiras cidades que se formaram deveriam “atender às condições básicas para seus habitantes viverem de forma satisfatória.” Para atender a essas condições básicas, cada cidade tinha A)um exército real que, sustentado pelos impostos pagos pelos habitantes, mantinha a ordem e a segurança do ...
a)Hobsbawm chama esse período essencialmente de “Era das Revoluções” pois, como pesquisei a ideia de Hobsbawm por trás deste livro, o tempo descrito foi caracterizado por ondas de revoluções em todo o mundo. Tudo isso sendo desencadeado, inicialmente pela revolução industrial e posteriormente a revolução francesa.