Músculo esternocleidomastóideo
Músculo masseter. Músculo temporal. Músculos pterigóideos (pterigóides) lateral e medial....Músculo masseter.
O músculo temporal é um músculo da mastigação plano, em forma de leque, localizado na lateral do crânio.
É o masseter, o músculo responsável pela pressão que aplicamos durante a mastigação. O título se explica pelo fato de termos que exercitá-lo diversas vezes ao longo do dia, afinal, sempre que comemos e falamos, estamos botando-o para malhar. E, quanto mais exercício, mais força ele acumula.
A língua humana mede aproximadamente 10 centímetros de comprimento. É a parte do corpo que se cura mais rápido. Há mais de 600 tipos de bactérias na boca; em um mililitro de saliva podem existir até um milhão delas. É o músculo mais forte do corpo (tanto do homem, como o da mulher) e o mais flexível.
O nariz as orelhas são partes do corpo que nunca param de crescer ao decorrer da vida.
O nosso corpo é formado aproximadamente por 500 músculos. Ossos (partes duras) que tem a função de sustentar o corpo e auxiliar os músculos nos movimentos. O conjunto de ossos do nosso corpo chama-se esqueleto. O encontro de dois ossos recebe o nome de articulação.
Resposta: Classicamente o corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros. A cabeça se divide em face e crânio. O tronco em pescoço, tórax e abdome.
Em anatomia humana e animal são usados três planos elementares:
O esqueleto humano é dividido em duas partes: esqueleto axial e esqueleto apendicular.
Esqueleto axial: é formado por crânio, vértebras, costela e esterno. O crânio é formado por uma série de ossos, os quais são classificados em dois grupos: ossos da face e ossos do crânio. ... Esqueleto apendicular: é formado pelos membros superiores e inferiores e pelas cinturas escapular e pélvica.
A estrutura formada pelo esqueleto apendicular auxilia na sustentação e na movimentação do corpo. É dividido em 2 partes. O esqueleto apendicular superior e o esqueleto apendicular inferior .
O esqueleto pode ser dividido em duas partes: o esqueleto axial e o apendicular. No esqueleto axial, temos o crânio, o osso hioide, as vértebras, costelas e esterno. Já o esqueleto apendicular é formado pelos membros superiores e inferiores, incluindo-se a cintura escapular e a pélvica.
O sistema esquelético pode ser dividido em duas partes funcionais. ... A segunda parte é o esqueleto apendicular, que representa os ossos dos membros inferiores e superiores, junto com os ossos que formam a cintura escapular e pélvica.
- Esqueleto axial: composto pelos ossos do crânio, coluna vertebral, costelas e esterno; - Esqueleto apendicular: composto pelos ossos dos membros pélvicos e torácicos; - Esqueleto visceral: que se desenvolve no parênquima de determinadas vísceras como, por exemplo, o osso peniano do cão e o osso cardíaco bovino.
As vértebras ficam empilhadas umas sobre as outras, formando assim a coluna vertebral. As menores são as cervicais, seguidas pelas torácicas que têm tamanho mediano. Enquanto que as vértebras lombares, localizadas na parte inferior da coluna, são as maiores.
A coluna vertebral representa o conjunto de ossos articulados (vértebras) que formam o eixo de sustentação corporal dos vertebrados, contendo em seu interior um orifício que transpassa longitudinalmente cada unidade vertebral, formando um canal no qual se aloja a medula espinhal.
A coluna vertebral é dividida em quatro regiões: Cervical, Torácica, Lombar e Sacrococcígea, sendo 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e cerca de 4 coccígeas.