Dois anos após uma das maiores tragédias do país, familiares das vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais, cobram justiça e reforço nas buscas dos corpos de 11 pessoas que continuam desaparecidas. 259 vítimas foram localizadas até agora.
Morreram 19 pessoas e milhares de outras pessoas foram atingidas. A importante bacia hidrográfica do rio Doce foi danificada, trazendo graves consequências ambientais e humanas”, diz Pinheiro.
Em Brumadinho, os problemas se repetem e a população ainda vive o luto pelas 270 vidas perdidas no dia 25 de janeiro de 2019. As buscas do Corpo de Bombeiros pelas 11 vítimas que seguem desaparecidas continuam no entorno da barragem. Ao longo de 2 anos, foram mais de 6 mil horas de trabalho, com quase 4 mil militares.
Antes do rompimento da barragem da Vale que despejou uma avalanche de lama à sua frente, a região do Córrego do Feijão era um cenário com vegetação, morros e um reservatório de água. ... Muito pouco sobrou do local, que teve casas, roças e boa parte da mata destruídas pelos rejeitos da barragem.
O desastre da mineradora Vale, em Brumadinho, completa um ano no próximo sábado, dia 25 de janeiro. Desde o ocorrido, o Governo de Minas tem atuado para localizar e identificar vítimas fatais e garantir que danos sejam reparados aos atingidos em função do rompimento da barragem B1, da Mina do Córrego do Feijão.
Rompimento de barragem da Vale matou 270 pessoas, e 11 seguem desaparecidas. Ninguém foi punido, e familiares ainda aguardam reparação. "A impunidade e a omissão nos matam um pouco a cada dia", diz irmã de vítima.
A tragédia em Brumadinho ocorreu em decorrência do rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração pertencente à Vale. Casas foram destruídas e muitas pessoas morreram.
Causas do rompimento da barragem de Brumadinho Por enquanto, existem apenas investigações e suposições. Uma delas é que tenha ocorrido a liquefação no solo, ou seja, uma pressão na estrutura, levando ao problema.
"A construção de uma barragem íngreme a montante [método no qual a barreira de contenção recebe camadas do próprio material do rejeito da mineração], o alto nível de água, rejeitos finos fracos dentro da barragem e a natureza frágil dos rejeitos geraram as condições para o rompimento", conclui o estudo divulgado hoje.
Veja as pessoas denunciadas pela tragédia em Brumadinho
Brumadinho: tragédia faz 2 anos sem barragens desativadas e com disputa jurídica.
Um estudo técnico contratado por um escritório de advocacia que atende a Vale confirmou que a causa do rompimento da barragem da mineradora em Brumadinho foi “liquefação”, que é quando um material sólido passa a comportar como fluido. O laudo foi divulgado nesta quinta-feira (12).
25 de janeiro de 2019
No dia 5 de novembro de 2015 acontecia o maior desastre ambiental do Brasil: o rompimento da barragem de rejeitos Fundão, localizada na cidade de Mariana, Minas Gerais.
Uma medida crucial é a instituição de uma nova e eficaz política de gestão e monitoramento de barragens, que torne públicos, por exemplo, os estudos de ruptura (dam break), para que o risco involuntário seja conhecido.
“Existem sistemas de monitoramento de riscos geotécnicos avançados, com equipamentos de gestão da integridade das barragens como acelerômetros, inclinômetros e satélites radares, por exemplo”, diz Singer. As autoridades brasileiras deveriam desempenhar um grande papel no quesito prevenção de tragédias.
Não diferente, em 2009 a mineradora recusou o plano emergencial e optou por um mais simples que consistia em apenas notificar as autoridades caso ocorresse o colapso da barragem. Pode parecer chocante, mas isso é o que exige a legislação brasileira.
Plantar árvores para combater desastres naturais Se plantarmos árvores – por exemplo – numa encosta, as árvores reduzirão avalanches, manterão o solo fértil e vão parar ou diminuir as enxurradas. Além disso, as árvores nas encostas, absorvem a água da chuva.
Tsunami ou Maremoto: procurar o lugar mais alto e seguro possível, como prédio, e ficar mais longe do mar. Terremoto: Procurar um local seguro, como um local plano, se esconder dentro do guarda roupa ou ficar debaixo da mesa ou cama, e evitar ter contato com parede ou locais com riscos de deslizamento.
A maioria dos desastres no Brasil (cerca de 80%) está intimamente relacionada às instabilidades atmosféricas, responsáveis pelo desenvolvimento dos desastres naturais, dos quais estão as inundações, vendavais, tornados, granizos e deslizamentos de terra. Para saber mais, leia também: Impactos ambientais.
Como fenômenos naturais comuns que podem resultar em desastres naturais, pode-se citar: ciclones, dilúvios, deslizamentos de terra, endemias, epidemias, pandemias, erosão, erupção vulcânica, ciclone tropical (furacão, tufão), incêndio florestal, inundação, queda de meteoro, tempestades (gelo, granizo, raios), tornado, ...
A concentração de gases com efeito de estufa na atmosfera é a forma como o ser humano está a influenciar os fenómenos extremos, declara o painel. "É provável que a influência antropogénica tenha causado a subida das temperaturas mínimas e máximas a uma escala global".
Resposta: Um desastre natural ocorre quando um evento físico muito perigoso provoca diretamente ou indiretamente danos à propriedade, ou faz um grande número de vítimas, ou ambas. Em áreas onde não há nenhuma presença humana, os fenômenos naturais são chamados de eventos naturais.
Conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, destinadas a evitar desastres ou minimizar seus impactos para a população e a restabelecer a normalidade social.
Resposta. Ativo é aquele que atua e o passivo é aquele que sofre a atuação de outro.