Quais So As Coronrias?

Quais so as coronrias

As artérias coronárias fornecem sangue ao músculo cardíaco. Como todos os outros tecidos do corpo, o músculo cardíaco precisa de sangue rico em oxigênio para funcionar.

Os sintomas da doença arterial coronariana estão relacionados à angina, que é uma sensação de dor em forma de aperto no peito, que dura de 10 a 20 minutos e que pode irradiar para o queixo, pescoço e braços. Mas a pessoa pode também apresentar outros sinais e sintomas, como:

Prevenção da doença coronariana

Além disso, o sangue empobrecido de oxigênio deve ser levado. As artérias coronárias envolvem a parte externa do coração. Pequenos ramos mergulham no músculo cardíaco para trazer sangue.

Artéria coronária direita (CD). A artéria coronária direita fornece sangue ao ventrículo direito, ao átrio direito e aos nódulos SA (sinoatrial) e AV (atrioventricular), que regulam o ritmo cardíaco. A artéria coronária direita se divide em ramos menores, incluindo a artéria descendente posterior direita e a artéria marginal aguda. Juntamente com a artéria descendente anterior esquerda, a artéria coronária direita ajuda a fornecer sangue para o meio ou septo do coração.

Essa condição é muito grave, e pode se mostrar fatal, uma vez que  é o principal tipo de doença cardíaca e a causa mais frequente de infarto do miocárdio.

Quer acessar este teste?

Como as artérias coronárias levam sangue ao músculo cardíaco, qualquer distúrbio ou doença da artéria coronária pode ter sérias implicações ao reduzir o fluxo de oxigênio e nutrientes para o músculo cardíaco. Isso pode levar a um ataque cardíaco e possivelmente à morte. A aterosclerose (um acúmulo de placa no revestimento interno de uma artéria fazendo com que ela se estreite ou fique bloqueada) é a causa mais comum de doença cardíaca.

Os ramos ventricular anterior direito atrial se originam do próximo segmento da artéria coronária direita, que se estende do óstio coronário direito até a margem cardíaca direita. Os vasos cursam perpendiculares um ao outro em direção aos seus respectivos destinos.

A veia cardíaca magna se origina no ápice do coração, e viaja ao longo do sulco interventricular, e em seguida do sulco atrioventricular. Ela recebe sangue da veia marginal esquerda e de outras tributárias que drenam ambos os ventrículos e o átrio esquerdo, e se esvazia na origem do seio coronário.

Quais os exames para diagnosticar

A cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM) envolve a criação de um novo caminho para o fluxo de sangue quando há um bloqueio nas artérias coronárias. Na maioria dos casos, o cirurgião remove os vasos sanguíneos do peito, braço ou perna e cria um novo caminho para levar sangue rico em oxigênio ao coração.

Pessoas com fatores de risco como colesterol alto, diabetes ou estilo de vida sedentário, têm maior risco de ter a doença e, por isso, devem fazer exames frequentes no cardiologista para identificar se estão em risco de ter uma complicação grave, iniciando o tratamento assim que necessário.

As divisões atriais originadas da artéria coronária direita são subclassificadas nos ramos posterior, marginal (lateral ou direita) e anterior. As divisões marginal direitaanterior frequentemente ocorrem como vasos pareados que irrigam todo o átrio direito. Por outro lado, o ramo atrial posterior direito geralmente existe como um ramo solitário que supre tanto o átrio direito quanto o esquerdo.

Visão geral


    Visão geral

A artéria coronária esquerda se divide para dar origem à artéria interventricular anterior, mais conhecida como artéria descendente anterior e à artéria circunflexa esquerda. A artéria circunflexa esquerda é subdividida nas partes proximal e distal, enquanto a artéria descendente anterior é dividida nos segmentos proximal, média e distal.

Até cinco vasos cursam no espaço subepicárdico em direção ao aspecto direito do sulco atrioventricular septal, formando as veias cardíacas anteriores. A artéria coronária direita pode ser encontrada superficial ou profunda às veias, ao longo do seu trajeto no sulco atrioventricular.

Principais sintomas

A doença arterial coronariana é um estreitamento ou bloqueio de suas artérias coronárias geralmente causado pelo acúmulo de material gorduroso chamado placa. A doença arterial coronariana também é chamada de doença coronariana, doença isquêmica do coração e doença cardíaca.

A doença arterial coronariana acontece em todos. A velocidade com que se desenvolve difere de pessoa para pessoa. O processo geralmente começa quando é muito jovem. Antes da adolescência, as paredes dos vasos sanguíneos começam a mostrar estrias de gordura.

Nota clínica

A prevenção da doença coronariana pode ser feita através de bons hábitos de vida como deixar de fumar, alimentar-se corretamente, fazer atividade física e baixar os níveis de colesterol. Os níveis adequados de colesterol são:

Para alguns pacientes, a cirurgia arterial coronariana minimamente invasiva é uma alternativa para à cirurgia de CRM. Três tratamentos minimamente invasivos para a doença arterial coronariana (DAC) são a angioplastia coronariana com balão, implante de stent e cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM) por minitoracotomia.

O diagnóstico da doença coronariana deve ser feito pelo cardiologista e, normalmente, é iniciado com uma avaliação do risco de doença cardíaca, o que inclui uma análise do histórico clínico, assim como avaliação da pressão arterial e nível de colesterol no exame de sangue.

Artérias coronárias

A veia posterior do ventrículo esquerdo se abre no centro do seio coronário. Entretanto, ela pode também se abrir na veia cardíaca magna. Ela cursa ao longo do aspecto diafragmático do ventrículo esquerdo, juntamente com a veia cardíaca média.

Uma vez na superfície diafragmática, a artéria circunflexa esquerda cursa ao longo do sulco atrioventricular diafragmático. Conforme cruza a margem obtusa, ela emite o ramo marginal esquerdo, que se divide para originar vários vasos que cruzam a borda obtusa para irrigar a parte diafragmática do ventrículo lateral. Além disso, ela emite as artérias ventriculares anterior e posterior, que também suprem o ventrículo esquerdo. Apesar de a artéria descendente posterior irrigar o ventrículo esquerdo, caso ela esteja ausente ou deficitária a artéria circunflexa esquerda pode assumir seu lugar no sulco interventricular e irrigar as estruturas ventriculares diafragmáticas.

Quer acessar esse vídeo?

Você pode tomar uma série de medidas para controlar a doença cardiovascular. Tomar medicação. Mudar sua dieta. Fazer exercícios. Quando essas alterações não são suficientes, seu médico pode recomendar um implante de stent ou cirurgia de revascularização.

O coágulo estreita ainda mais as artérias. Às vezes, um coágulo de sangue se desfaz sozinho. Outras vezes, o coágulo bloqueia o fluxo sanguíneo através da artéria, privando o coração de oxigênio e causando um ataque cardíaco.

À medida que a placa continua a se acumular nas paredes das artérias, suas artérias se estreitam e endurecem. A placa pode entupir ou danificar suas artérias, o que limita ou interrompe o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco. Se o seu coração não recebe sangue suficiente, ele não pode obter o oxigênio e os nutrientes necessários para funcionar corretamente.

Quantas artérias coronárias?

As coronárias são os vasos sanguíneos (artérias) que nutrem o músculo cardíaco, sendo, portanto, de fundamental importância para o funcionamento do coração. Há três principais coronárias, que vão se subdividindo em ramos menores, semelhante a um tronco de árvore e seus galhos, cobrindo assim todo o coração.

Como desentupir as artérias Coronarias?

Vale explicar que a angioplastia é uma técnica intervencionista minimamente invasiva que utiliza um cateter e um “stent” para desobstruir a artéria sem a necessidade de cirurgia.

O que é uma artéria?

[ Anatomia ] Cada um dos vasos que levam o sangue oxigenado desde o coração até às restantes partes do corpo. 2. [Figurado] Grande via central de comunicação. [ Anatomia ] Artéria formada pela junção das duas artérias vertebrais e que é uma das artérias que fornece sangue oxigenado ao cérebro.