Tal fato reforçava a independência desses países em relação à economia soviética, sendo que Cuba, Mongólia e Vietnã eram os Estados com maiores dificuldades econômicas. O COMECON extinguiu-se em 1991, com o fim da União Soviética.
O bloco ocidental ou bloco capitalista, durante o período da Guerra Fria, era o grupo de países ligados á ideologia liberal-capitalista. O bloco era composto pelos países da Europa Ocidental, parte dos países da Ásia, América Central (exceto Cuba), América do Sul e Oceania, liderados pelos Estados Unidos.
Quais os dois blocos militares que se formaram durante a Guerra Fria e quais países os lideraram? a) OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (liderada pelos Estados Unidos) e Pacto de Varsóvia (liderada pela União Soviética).
Duas principais potências nucleares do mundo, EUA e Rússia (então parte da União da Repúblicas Socialistas Soviética - URSS) disputaram influência política, econômica e ideológica e polarizaram boa parte do mundo em dois grandes blocos capitalista e socialista no período compreendido entre o fim da Segunda Guerra, em ...
De um lado, estavam os países que ficaram conhecidos como potências do Eixo; do outro, os que formaram o bloco dos Aliados. Alemanha, Itália e Japão eram as grandes potências do Eixo. Os principais Aliados eram os Estados Unidos, a União Soviética, o Reino Unido (Grã-Bretanha) e a França.
Resposta. durante a guerra fria foram criados dois blocos militares: a OTAN liderada pelos Estados Unidos e o Pacto de Varsóvia comandado pela União Soviética. Espero ter ajudado!
Explicação: A Guerra Fria teve o bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos e o bloco socialista/comunista sob influência da União Soviética.
Pode ser organizada em três fases distintas: a fase da supremacia alemã, a fase em que as forças estavam equilibradas e a fase que marcou a derrota do Eixo. Os grupos que se enfrentaram na guerra foram os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).