A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), também chamada de Carteira Profissional, é um direito do cidadão brasileiro, e um dever do empregador. Funciona como um documento de identificação, que guarda o histórico de todos os vínculos empregatícios que o trabalhador já teve ao longo de sua vida profissional.
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um dos documentos mais importantes para os trabalhadores. Ela comprova os vínculos empregatícios e o tempo de serviço prestado em cada um dos contratos, informações essenciais para assegurar os benefícios trabalhistas e previdenciários.
A ficha de registro de empregado é um documento importantíssimo para a empresa se resguardar em relação às normas trabalhistas. Por ser uma obrigatoriedade da lei da CLT é fundamental que a elaboração seja feita corretamente. Qualquer erro de anotação pode gerar prejuízos para a empresa e para o colaborador.
Esse é um documento que registra todas as informações relevantes sobre os colaboradores de uma organização. É uma obrigação acessória para todas as empresas com relações empregatícias regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O registro de empregados a que se refere o artigo 41 da CLT, pertence ao empregador e deverá conter obrigatoriamente nome do empregado, data de nascimento, filiação, nacionalidade, naturalidade, número e série da CTPS, número de identificação no PIS/PASEP, data de admissão, cargo e função, remuneração, jornada de ...
Como fazer o registro de empregados?
Como registrar um funcionário — O passo a passo completo
O arquivamento deve ser feito em pastas exclusivas de cada funcionário, que podem ser organizadas por data de admissão ou por ordem alfabética. Por sua vez, essas pastas precisam ficar guardadas em local livre de umidade ou luz forte para garantir a preservação dos documentos.
Quais documentos devem constar no prontuário de funcionário?
Como organizar arquivos do departamento pessoal: 7 dicas simples de aplicar
Como arquivar documentos de funcionários: 4 passos descomplicados
Para que o departamento de pessoal possa se manter organizado, é preciso que esses documentos sejam arquivados da maneira correta. Eles devem ser mantidos em pastas, uma para cada funcionário. Essas pastas precisam ser mantidas em um local adequado, sem umidade ou luz forte, para que os documentos sejam preservados.
4 dicas para organizar os documentos na empresa
Como organizar e arquivar documentos de maneira eficiente
Mantenha tudo isso em um único lugar. Pode ser o seu desktop (mas ele pode ficar cheio), mas recomendo a pasta “Documentos”. Uma dica interessante é manter tudo organizado em ordem alfabética. No Windows, clique na aba Exibir no topo > Classificar por > escolha a opção Nome e marque Ordem crescente.
Confira nesse artigo algumas dicas para fazer o arquivamento documentos de forma eficiente.
A atividade de triagem documental consiste em analisar documento por documento verificando se os mesmos estão arquivados em local correto, eliminando documentos sem valor e preservando aqueles que o tenham. Em caso de dúvida, o responsável pela documentação deverá ser consultado.
Pastas suspensas: 5 dicas para organizar seus arquivos
Use cofre ou gavetas com cadeado Para guardar os documentos confidenciais de maneira realmente segura, ter um cofre ou gavetas com cadeado é realmente importante para preservar o sigilo total dos seus documentos.